Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
06:02:20
informe o texto

Notícias / Cinema

10/05/2022 às 09:20

Documentário homenageando Sodrezinho é programação do Cine Teatro nesta terça

Filme é precedido por apresentação artística de André Balbino e Eduardo Ferreira

Entretê

Documentário homenageando Sodrezinho é programação do Cine Teatro nesta terça

Foto: Rafael Monteiro

Auto-proclamado o “poeta da transmutação”, o saudoso Antônio Sodré, ou Sodrezinho, é homenageado no documentário “Cuiabaratotal” (MT, 2021, 30’), dirigido por Lidiane Barros & Protásio de Morais, atração presencial nessa terça-feira, 10 de maio, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A classificação indicativa é livre e a entrada gratuita.

A sessão integra o projeto “Encontros com Cinema” e a agenda de comemorações dos 80 anos da abertura do Cine Teatro Cuiabá (inaugurado em 23 de maio de 1942). Antes do filme, apartir das 19h, os multiartistas André Balbino e Eduardo Ferreira, amigos e parceiros criativos de Antônio Sodré, fazem performance poético-musical no foyer do Cine Teatro.

A partir das 19h30, é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

Sobre “Cuiabaratotal”

Os passos e ações, como que calculadas e comedidas, eram fachada do interior que guardava um turbilhão de ideias e planos de mudar o mundo. Antônio Sodré (27/06/1959 – 19/02/2011) escrevia aforismos, crítica política, teorias e críticas literárias, problematizava a pintura, filosofava, escrevia poesias e se agigantava quando subia em palco.

No documentário, amigos e parceiros de Antônio Sodré relembram vivências com ele e fazem comentários sobre a trajetória do multiartista, que passeava com desenvoltura entre poesia e música, tendo suas principais canções gravadas pelas bandas “Biniditus” e “Caximir”.

Os diretores do filme, Lidiane Barros e Protásio de Morais, tiveram a chance de conviver com Sodrezinho. Com base em entrevistas com a família e amigos de longa data, construíram um documentário que realça o poder da palavra de Sodré, que foi essência para poesias e músicas. Também exaltam a contribuição de Sodré à literatura mato-grossense e à formação de leitores à frente da famosa banca que ocupou espaços no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso.

O documentário tem edição de Rosano Mauro Jr (que divide direção de fotografia com Protásio de Morais) e motion design de Marcelo Sant’Ana. Participam do filme artistas e pesquisadores como Amauri Lobo, Eduardo Ferreira, Anna Amélia Marimon, Mari Gemma de la Cruz, Luiz Renato, Maria Sodré, Marisa Camargo, André Balbino, José Sodré, Maurília Valderez, Neyres Taveira e Ramon Carlini.

Além do documentário, “Cuiabaratotal” é título do livro lançado pela editora Carlini & Caniato, editado por Ramon Carlini e organizado por Luiz Renato Souza Pinto, escritor e amigo de Sodré, com colaboração da filósofa Maurília Valderez. No documentário, Luiz Renato narra o processo imersivo a que se lançou para a pesquisa do livro.

“Depois do falecimento de Sodrezinho, dois de seus sobrinhos me chamaram para produzir um livro com os poemas dele. Aceitei de imediato e me mudei para o Pedregal. Morei por onze meses a duas quadras da casa dele. Ia lá diariamente. Foi quando me deparei com o extenso acervo do poeta, algo em torno de setenta cadernos de poemas e reflexões. Comecei a estudá-los e senti a necessidade de ajuda de mais alguém nessa empreitada. Convidei a professora Maurília Valderez e hoje esse livro é uma realidade”, assinala Luiz Renato.

Livro e documentário são resultado de projeto contemplado no edital Mestres da Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

O download do livro pode ser realizado de forma gratuita pelo site tantatinta.com.br/e-books/.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet