Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
07:37:50
informe o texto

Notícias / Artes

10/05/2022 às 18:15

Projeto une literatura e música neste sábado no Cine Teatro

Iniciativa tem finalidade educativa e prevê bate-papo com plateia estudantil; entrada é solidária

Priscila Mendes

Projeto une literatura e música neste sábado no Cine Teatro

Iniciativa do Literamúsica é do maestro Fabrício Carvalho

Foto: Divulgação

Cuiabá receberá, neste sábado (14), a primeira edição do programa Literamúsica, iniciativa que visa oferecer a jovens mato-grossenses mais acesso à arte, à música, à cultura, à educação e às letras. O evento será na Sala Anderson Flores, do Cine Teatro Cuiabá, às 20h, com entrada limitada a 60 pessoas e o acesso é 1 kg de alimento não perecível (não obrigatório), a ser trocado a partir das 19h do evento. O evento também será transmitido pelo canal do YouTube do CTC.

Além de convidados como o poeta, literato, escritor e ator, Caio Ribeiro; e das cantoras e compositoras Pacha Ana e Si Azevedo, participam da iniciativa o multi-instrumentista Oliveira Filho, que assina a direção musical, o percussionista Cleiton Bolacha e o idealizador da proposta, o maestro da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, Fabrício Carvalho. A cenografia é de Douglas Peron.

O Literamúsica tem como objetivo estimular os participantes a trocarem experiências com artistas em cena e escritores das mais variadas matizes literárias, que poderão expor suas obras, divulgar seus trabalhos e se envolver em um potente bate-papo com os estudantes das cidades visitadas e com o público em casa, de forma on-line.

Trazendo a ideia de um programa de televisão, com a participação de universitários na plateia, Fabrício Carvalho conversará com escritores e músicos das cidades que participam do projeto. Depois de Cuiabá, a proposta ocorrerá nos campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Tangará da Serra (em 23 de junho), de Cáceres (em 25 de agosto) e de Sinop (em 10 de novembro).

Em cada município, além dos três artistas da literatura e da música (Pacha Ana, Caio Ribeiro e Si Azevedo), participarão músicos e bandas locais, em uma grande jam session, onde os artistas terão a oportunidade de tocar, apresentar, recitar ao vivo suas obras e conversar com o público.

No encontro em Cuiabá, alunos da Unemat já estão programados a participar. "Eu ficarei numa espécie de provocação, levantando algumas questões relacionadas ao trabalho desses artistas, sua observação do atual momento para as artes no país, no estado e em sua cidade. E esse último questionamento se faz interessante por estarmos em locais diferentes", explica Fabrício Carvalho.

Para Caio Ribeiro, o projeto é o tipo de programa que ele sempre gostou, trazendo uma proposta jovem, de papo direto, com música e arte. “Quando o maestro Fabrício Carvalho me ligou e contou da ideia, eu senti uma energia tão eletrizante. É como fazer parte de algo que eu sempre quis que existisse e ainda ao lado de pessoas que eu admiro e me inspiro!”, exclama ele.

Já Si Azevedo, que está em turnê pela Europa e retorna para participar do programa, vê o Literamúsica como uma bela oportunidade de apresentar seu trabalho enquanto artista autoral. “Acredito que falar sobre a minha profissão nesse bate-papo pode contribuir e incentivar a subjetividade artística e o olhar para tal”, revela.

“Participar do Literamúsica é fazer a conexão entre as duas ênfases que são tão importantes na minha vida: a literatura e a música. Especialmente porque sendo aluna da faculdade de teatro, pela Universidade do Estado de Mato Grosso, posso incentivar outros alunos. Poder mostrar meu trabalho para eles é um reconhecimento muito importante para mim”, salienta Ana Gabriela, conhecida artisticamente por Pacha Ana.

O Projeto é financiado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), mediante emenda parlamentar do deputado estadual Allan Kardec. São parceiras e idealizadoras do evento a Unemat, a Associação Cultural Cena Onze e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Serviço
Literamúsica - Letras e Sons em Movimento
Data: sábado (14), às 20h (horário de Cuiabá)
Local: Cine Teatro Cuiabá (Sala Anderson Flores) e pelo canal do YouTube do CTC
Ingressos: Retirada gratuita 1h antes do espetáculo
Capacidade da sala: 60 pessoas
Sugestão de doação: 1 kg de alimento não perecível
Mais informações: (65) 99227-6215

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet