Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
12:54:04
informe o texto

Notícias / Comportamento

11/05/2022 às 14:48

Saudades de uma diva: Mato Grosso se despede da multiartista Hend Santana

A cantora, compositora, atriz e performer representava as comunidades negra, LGBTQIAP+ e periférica e era ativista no combate à gordofobia

Priscila Mendes

Saudades de uma diva: Mato Grosso se despede da multiartista Hend Santana

Última apresentação da Hend, em Primavera do Leste, no último fim de semana

Foto: Reprodução / Instagram

O dia amanheceu mais triste. Mesmo que ela não quisesse, já que sempre representou alegria e força na luta. Hend Santana, cantora, atriz, performer trans feminina e ativista gorda, como se declarava, faleceu na madrugada desta quarta-feira (11), em casa, após sofrer uma parada cardíaca.

Com sorriso fácil, Hend era muito bem quista pelos círculos sociais por onde transitava, se configurando importante representante das comunidades de pessoas gordas, de pessoas LGBTQIAP+, negras e “faveladas”, posições que ela "reivindicava" publicamente. Foi servidora pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), era comunicadora e desenvolvia projetos na Rádio Assembleia, a exemplo do programa Lugar de Mulher. A cantautora tinha 30 anos e deixa mãe, pai, dois irmãos, sobrinhos e uma legião de amigos saudosos.

Na música, se expressava pelo pop, pela MPB, pelo Hip-hop, pelo eletrônico e se inspirava no estilo R&B. Em 2017, antes ainda de se apresentar enquanto mulher trans, lançou o álbum Música Gorda, com canções autorais. No último fim de semana, participou do Festival Prima Canta 2022, de Primavera do Leste, e foi premiada na 3ª posição da categoria “Resistência Negra”, conquista que registrou nas redes sociais na última segunda-feira (9).


A classe artística começou o dia consternada e foram incontáveis as manifestações de pesar, de saudade e de reconhecimento da importância dela para as artes mato-grossenses. “É triste quando uma vida com tanto potencial para voar cada vez mais alto se vai. Fica um vazio na cultura por toda a representatividade que ela tinha e sempre terá”, resumiu a artista visual Mari Gemma de La Cruz.

Entidades da comunidade LGBTQIAP+ publicaram notas de pesar. A Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso registrou que Hend era uma artista de “multitalentos” e desejou “que sua irreverência nos guie por este mundo muitas vezes hostil”, que ela respondia com luta diária, usando das ferramentas “ironia e a provocação necessária”. Josi Marconi, coordenadora do coletivo Mães pela Diversidade MT registrou que Hend era "uma pessoa de resistência, que tinha amor à vida, [...] um coração enorme, um abraço quente e afetuoso”.


A ALMT - onde ela trabalhava - decretou, em sessão plenária nesta quarta, luto de três dias e aprovou Moção de Pesar. A presidente em exercício, deputada estadual Janaina Riva (MDB), destacou a expressividade da servidora e artista. “Ela foi um ícone da cultura LGBTQIA+, combatia preconceitos com sua arte. Deixa um grande legado”.

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) publicou, nas redes sociais também destacou alguns pontos da trajetória artivista de Hend e manifestou imensa dor.

Outras figuras da política partidária também se manifestaram publicamente em homenagem à cantora.

O Entretê também estende um abraço apertado a todos que lamentam esta perda, seja pela representatividade social e cultural, seja pela saudade que fica.

Ouça, AQUI, o álbum Música Gorda (Ao Vivo).

Despedida

O velório será na Capela Jardins, Sala Roseira, em Cuiabá, entre 18h desta quarta (11) e 9h desta quinta (12). Os artistas e amigos preparam uma homenagem, às 22h desta quarta: "nosso luto se transforma em luta e arte", registra o comunicado.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet