Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
15:57:36
informe o texto

Notícias / Cinema

13/05/2022 às 12:13

Sexta-feira 13? Só com frio na espinha e os melhores filmes slasher!

Feche as cortinas, tranque as portas e não atenda o telefone: a matança vai começar

Paulo Henrique Fanaia

Sexta-feira 13? Só com frio na espinha e os melhores filmes slasher!

Foto: Divulgação

Sexta-Feira 13! Uma das datas mais místicas de todos os tempos. E qual a melhor maneira de “comemorar”, a não ser com um bom e velho filme slasher?

Slasheré umsubgênerodefilmes de terror que, quase sempre, envolvem psicopatasque matam aleatoriamente, tal qual o Jason da franquia Sexta-Feira 13. O nomeslasherfoi criado, pois o princípio básico do filme é umassassino em sériecom uma máscara ou fantasia, coletando vítimas, até ser revelada a identidade pelo mocinho.

Foi pensando nisso que o Entretê! preparou uma lista com alguns dos filmes mais famosos desse subgênero. Então,já sabe: tranque as portas, feche as cortinas e não atenda o telefone!

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th - 1980 – 95 min - Dirigido por Sean S. Cunningham)

Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.

Responda rápido, quem é o assassino de "Sexta-Feira 13", parte um? Tenho certeza que a maioria dos leitores respondeu errado! Mas ok, isso não é problema, todo mundo confunde.

"Sexta-Feira 13” pode não ser o primeiro filme slasher já feito, mas com certeza é o que definiu o gênero de uma vez por todas. O filme estabeleceu “regras” que acabaram virando clichês como o do assassino metódico e que tem uma força descomunal. Os jovens que se separam do grupo, os jovens que são mortos por passarem a noite namorando. Jason é a cara da franquia e acabou virando a cara da data Sexta-Feira 13.

Disponível na HBO Max.



A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street - 1984 – 91 min - Dirigido por Wes Craven)

Um grupo de adolescentes passa a ter pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem assassinado pelos moradores da rua Elm e que agora retorna para se vingar.

“One, two, Freddy's coming for you”, quem nunca teve um frio na espinha ao ouvir essa musiquinha? Wes Craven teve uma sacada genial e nos presenteou com um dos melhores assassinos do slasher. Freddy Krueger é um monstro que, ao mesmo tempo que dá medo, ele te faz rir pelo jeito debochado e sádico. Robert Englund que interpreta o vilão com a maestria de sempre, o que deixou o ator marcado pelo resto da carreira

O filme deixa os espectadores segurando na ponta da cadeira e ainda presenteia com uma das melhores e mais incríveis cenas já feitas no cinema: Johnny Depp sendo sugado para dentro do colchão que vira um gêiser de sangue e vísceras!

Disponível na HBO Max.



Halloween – A noite do Terror (Halloween - 1978 – 91 min - Dirigido por John Carpenter)

Michael Myers é um psicopata que vive em uma instituição psiquiátrica há 15 anos, desde quando matou a própria irmã. Porém, ele consegue fugir do cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.

A produção e as filmagens de Halloween servem como uma escola para qualquer estudante ou apaixonado por cinema. O filme foi feito com um orçamento mínimo, ao ponto de os atores usarem as roupas pessoais no set de gravação porque a produção não tinha dinheiro para o figurino. O improviso e a genialidade de Carpenter fizeram com que o filme abrisse as portas para os slashers oitentistas que marcaram época.

O filme ainda catapultou a carreira de Jamie Lee Curtis, que ficou conhecida como a Rainha do Grito e uma das final girls mais famosas do terror. Aqui neste link você pode conferir uma matéria especial que o Entretê! fez em homenagem ao filme!

Disponível na Prime Vídeo.



O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre - 1974 – 84 min – Dirigido por Tobe Hooper)

Levemente baseado na história de Ed Gein, um dos assassinos mais cruéis e sádicos de todos os tempos, o filme conta a história de um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma motosserra para matar as pessoas, tratando-as como carne animal.

Se tem um vilão que até hoje assusta as pessoas, esse cara é o Leatherface! Assim como John Carpenter, Tobe Hooper dá uma aula de como fazer um bom filme com pouco orçamento. O filme é sujo, cruel e com atuações que beiram a caricatura, mas tudo isso ajuda a trazer uma aura de quase documentário.

Leatherface é um vilão icônico com seus dois metros de altura e o rosto coberto por uma máscara de pele humana. A família Sawyer é um espetáculo à parte. Todos ali parecem ter saído de um pesadelo infernal. Com closes que beiram o extremo, a cena do jantar se torna bizarra por si só! Sem contar o final clássico com o Leatherface gritando e girando a motoserra no meio da estrada.

Em tempo, o vilão usa uma motoserra e não uma serra elétrica. Acontece que o filme foi traduzido errado no Brasil e acabou ficando por isso mesmo.

Disponível no Looke.



Brinquedo Assassino (Child’s Play - 1988 – 87 min - Dirigido por Tom Holland)

Um serial killer é morto em um tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de vodu e transfere a alma para um boneco. Um menino ganha exatamente este brinquedo como presente da mãe. O garoto tenta alertar que o boneco está vivo, mas sua mãe e um detetive só acreditam nele após o brinquedo ter feito várias vítimas.

Quem é Annabelle perto do Chucky? Clássico que já colocou medo em todas as crianças dos anos 90, Brinquedo Assassino é divertido e assustador ao mesmo tempo. O diretor Tom Holland (não confundir com o ator de Homem-Aranha. tá? Afinal, ele nem tinha nascido na época) trabalha muito com a ideia de mistério durante metade do filme, fazendo acreditar que o menino, dono do boneco, é quem está cometendo os assassinatos.

Disponível na Apple TV.



Pânico (Scream – 1996 – 111 min – Dirigido por Wes Craven)

Sidney Prescott começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, um ano antes. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.

Genial! Essa é a melhor definição para Pânico! O gênero slasher entrou em decadência nos anos 90. Os filmes já não faziam tanto sucesso e acabaram virando sinônimo de mesmice e falta de criatividade. Wes Craven, o mesmo diretor de A Hora do Pesadelo, resolveu brincar com isso.

O filme é uma sátira dos filmes de terror. Ele brinca com os clichês e regras do gênero de uma forma leve e que o espectador muitas vezes não percebe que tudo ali é proposital. Às vezes as regras são invertidas, o que acaba sendo mais legal. A franquia é uma das poucas do cinema que não tem um filme péssimo, os cinco filmes já lançados são bons e sempre trabalham a metalinguagem de forma fenomenal!

Aqui você confere uma matéria especial que o Entretê! preparou na época do lançamento de Pânico 5 nos cinemas.

Disponível na Paramount Plus, eGlobo Play.



A Morte te dá Parabéns (Happy Death Day – 2017 – 96 min – Dirigido por Christopher B. Landon)

Tree é uma jovem estudante que trata mal os meninos, desdenha das amigas e não parece estar muito disposta a atender as ligações do pai no dia do aniversário dela. No fim do mesmo dia, no entanto, ela é brutalmente assassinada por um mascarado. Acontece que ela "sobrevive", ou melhor, acorda no mesmo e fatídico dia, numa espécie de looping macabro, que termina sempre com a morte da garota. Repetir, seguidamente, o mesmo dia, por outro lado, dá a Tree a chance de investigar quem a está querendo morta e o porquê.

Um exemplo recente de como o slasher pode se reinventar com o passar do tempo! A Morte te dá Parabéns é uma mistura de ficção científica com os filmes do Sexta-Feira 13, com a diferença que a vítima é uma só durante todo a história.

O filme é engraçado e tenso ao mesmo tempo. Durante toda a história, o espectador fica se perguntado quem está matando a personagem principal e o porquê tudo isso está acontecendo. A revelação final é ótima!

Disponível na Claro Vídeo e Appel TV.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet