Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
10:30:23
informe o texto

Notícias / Variedades

15/05/2022 às 11:47

Eclipse lunar será neste domingo e terá observação no Parque Tia Nair

O fenômeno começa às 21h32 e ponto máximo é às 00h11

Entretê

Eclipse lunar será neste domingo e terá observação no Parque Tia Nair

Foto: Gustavo Duarte

O Institutode Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Clube de Astronomia de Mato Grosso convidam a todos para prestigiar o eclipse lunar que acontece neste domingo (15). A contemplação do fenômeno celeste ocorre, a partir das 21h30, no mirante do Parque Tia Nair.

O eclipse lunar total, que resulta no evento conhecido como 'lua de sangue', é um fenômeno astronômico que acontece quando a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua e bloqueia a chegada de luz até a superfície lunar.

“O eclipse será visível em Cuiabá e começará às 21h32, com o início do eclipse penumbral, quando a sombra da Terra começará a cobrir a superfície lunar. O eclipse completo terá início às 23h29, com sua parte máxima às 00h11 e término às 00h53”, explicou o organizador da ação, coronel Paulo Wolkmer.

“Será um eventoespetacular onde apenumbrada Terra, a parte mais escura de sua sombra, cobrirá completamente a Lua. Como uma Lua totalmente eclipsada geralmente é colorida de vermelho, os eclipses lunares totais também são chamados deLuas de Sangue”, acrescentou.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet