Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
09:06:34
informe o texto

Notícias / Cinema

16/05/2022 às 10:54

Edição do 'Encontros com Cinema', nesta segunda, terá audiovisuais contra LGBTfobia

Evento no Cine Teatro Cuiabá, com homenagem à Hend e pocket show com Seven Mônica, tem entrada gratuita

Priscila Mendes

Edição do 'Encontros com Cinema', nesta segunda, terá audiovisuais contra LGBTfobia

Curta sobre o trio de dança The Channel’s está na programação da noite

Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, a edição do projeto “Encontros com Cinema”, excepcionalmente realizada nesta segunda-feira (16), terá exibições de produções audiovisuais que abordam temáticas de interesse da comunidade LGBTQIAP+ ou que sejam produzidas por pessoas desse grupo.

Em razão da morte precoce da cantora trans Hend Santana, na última quarta-feira (11) - e seria uma das atrações da noite - a programação contará também com homenagens a ela. O ‘Encontros com Cinema’ ocorre às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá e, nesta segunda, terá um pocket show da cantora Seven Mônica, com sucessos pop, no foyer do espaço cultural, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

A programação contará com videoclipes, curtas ficcionais, documentários e audiovisuais experimentais. Também no foyer do Cine Teatro haverá a videoinstalação “Casulo”, assinada pelo multiartista Douglas Peron. A noite alusiva ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia integra a agenda de comemorações dos 80 anos da abertura do Cine Teatro Cuiabá (inaugurado em 23 de maio de 1942).

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Cine Teatro Cuiabá promove, no contexto da data mundial, difusão de filmes que tematizam questões LGBTQIAP+. Como em 2020, o foco da sessão recai sobre a recente produção audiovisual mato-grossense. “Além de homenagear Hend, multiartista que partiu de forma precoce, a ideia da sessão é chamar atenção para a luta antilgbtfobia, através de obras audiovisuais de artistas ou realizadores mato-grossenses LGBTQIAP+; obras que felizmente têm aumentado em quantidade e inventividade”, aponta Diego Baraldi, programador de filmes do Cine Teatro Cuiabá, que também mediará uma conversa entre público e artistas.

A sessão contará com um bate-papo com Clóvis Arantes, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Mato Grosso e presença de representantes do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT) e do Coletivo Mães pela Diversidade.

A classificação indicativa do evento é de 16 anos. A partir das 19h30, é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

Produções a serem exibidas dentro do teatro

“Celeste” (Eduardo Butakka. 2022. 8’) é sobre a artista que dá nome ao curta, em isolamento social. Ela tenta se adaptar aos shows virtuais e alcançar audiência e precisa se encaixar em um mundo do qual ela nunca pertenceu. Uma questão volta a assombrar: para que serve a arte? Para nada.

“Água-pomba” (Lucas Lemos & Victor Novato. MT. 2022. 7’) mostra relações de interdependência romântica dentro e fora da comunidade LGBTQIA+. Inspirado na fruta Itapovó, do Guarani, que significa “fruta com polpa muito apegada ao caroço”, a ideia é explorar as necessidades emotivas e os conflitos das personagens.

“IWISSu” (A Luisa Lamar. 2022. 4’) registra A Luisa Lamar do presente, aos 23 anos, respondendo a perguntas que ela endereçou a si própria do futuro em um vídeo gravado quando ela tinha 15 anos.

“The Channels: Transmutáveis” (Amilton Martins da Silva. 2021. 5’) é sobre luta, performance e glamour. The Chanel’s surge com um clipe de dança exaltando o vogue, o glamour e intensidade presente na vivência LGBT Negra, com uma letra combativa que questiona a todo momento onde as tentam colocar como artistas negras e periféricas. A proposta é transmutar em alegria e reflexão, todo estereótipo negativo atribuído a elas.

“#PINTOAWARDS” (Luiz Leite. 2019. 7’) é um curta documentário que mostra os bastidores da premiação mais comentada do Twitter. Dividindo opiniões, o filme conta com relatos de espectadores, participantes e até de haters.

Serão exibidos, ainda, os clipes “Chorar” (Música de Karola Nunes, Pacha Ana feat Curumin. Direção: Juliana Segóvia. 2021. 5’), “Orgulho” (Música de Pacha Ana. Direção: Isabela Ferreira. 2021. 3’) e “20 versões” (Música de Cristopher Chaves. Direção: Murilo Nascimento/MNS Filmes. 2019. 3’).



Completa a programação a exibição de “Agudas ou crônicas: homenagem a Marília Beatriz de Figueiredo Leite”, documentário dirigido por Luiz Marchetti (2021. 10’) e um curta surpresa dirigido por Elton Martins, produzido pelo coletivo audiovisual LGBTQIAP+ MT Queer.

Serviço
Exibição de audiovisuais mato-grossenses anti-lgbtfobia, com homenagem à Hend e pocket show da cantora Seven Mônica
Data: Excepcionalmente nesta segunda-feira (16), a partir das 19h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita
Observação: a partir das 19h30, é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro
Mais informações: 65 2129-3848

Fotos do corpo do texto:
Cantora Seven Mônica - crédito Karen Malagoli
Wanda Marchetti em
“Agudas ou crônicas: homenagem a Marília Beatriz de Figueiredo Leite” - Divulgação
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet