Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
10:17:08
informe o texto

Notícias / Gastronomia

17/05/2022 às 10:18

Frio em Mato Grosso? Prepare o escaldado cuiabano em casa

Receita existe desde a Cuiabá provinciana e se diferencia de outros caldos pelo ponto mais firme

Entretê

Frio em Mato Grosso? Prepare o escaldado cuiabano em casa

Foto: Reprodução

O frio combina muito bem com uma comida quente, como sopas ou caldos. E, especificamente em Cuiabá, que pode chegar a 7ºC nesta quinta-feira (18), a primeira opção que vem à mente é o tradicional escaldadocuiabano. Mais do que aquecer no frio, o prato é típico e uma das receitas que carregam a cultura mato-grossense, desde os tempos provincianos.

O professor do curso de Gastronomia da Universidade de Cuiabá (Unic), Marcus Alves, explica que o escaldado cuiabano absorve várias culturas, principalmente as indígenas. “Em uma panela de barro, eram acrescidos os ingredientes que estivessem à disposição. O fogo era mantido aceso e, assim, existia uma base para que fossem feitos outros pratos”, conta.

Marcus diz que a receita original cuiabana leva a farinha de mandioca, deixando o caldo como um pirão levemente engrossado. “Há uma consistência um pouco maior do que a de uma sopa, mas a ideia é que não fique grosso como um pirão, o ponto é um pouco mais líquido”, orienta.

O professor comenta que, tradicionalmente, oescaldadoé feito para evitar o cansaço, curar a ressaca e, claro, para espantar o frio que, volta e meia, chega na capital que é conhecida pelas temperaturas elevadas.

Veja a receita completa, que serve ao menos seis pessoas:

Ingredientes:

1 frango inteiro
15 ovos
Farinha de mandioca cuiabana crua
Massa de tomate
Tomate, cebola e pimentão picados
Cebolinha picada
Sal

Preparo:
- Cozinhe e desfie o frango, reservando a água do cozimento;
- Refogue o frango desfiado com a massa de tomate, tomate, cebola e pimentão;
- Acrescente a água do cozimento e um pouco mais de água;
- Aguarde levantar fervura;
- Quebre os ovos com clara e gema inteiras em uma vasilha e reserve
- Quando estiver fervendo, acrescentar a farinha de mandioca bem devagar, mexendo bem o caldo para não empelotar, até engrossar;
- Espere ferver novamente e acrescente os ovos inteiros. Sem mexer, aguarde alguns minutos em fogo muito baixo para que os ovos cozinhem;
- Acrescente a cebolinha picada;
- Pode-se acrescentar queijo ralado e pimenta à gosto.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet