Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
10:57:06
informe o texto

Notícias / Literatura

18/05/2022 às 15:34

Projeto lança guia sobre aves de Canarana em língua Xavante

Três mil exemplares serão distribuídos gratuitamente em escolas indígenas

Entretê

Projeto lança guia sobre aves de Canarana em língua Xavante

Foto: Divulgação

Uma pesquisa desenvolvida junto a uma comunidade xavante de Canarana resultou na impressão de 3 mil exemplares do Guia de Bolso de Aves em língua Xavante. O trabalho uniu o conhecimento dos povos tradicionais com a pesquisa acadêmica, por meio do Projeto Aldeia Sustentável A`uwe Uptabi (Xavante), realizado na Aldeia Belém, na TI Pimentel Barbosa.

O guia é fruto da catalogação de aves na região, como parte do objetivo de proporcionar sustentabilidade à comunidade indígena local. Os primeiros exemplares foram distribuídos gratuitamente em escolas indígenas Xavante, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Canarana.

A publicação pretende ampliar o conhecimento sobre a avifauna da região, bem como contribuir para o campo educacional com informações sobre conhecimento local acerca das aves silvestres, ampliando as pesquisas que ajudem a conservação e sustentabilidade sociocultural do povo A`uwe Uptabi.

A gestora do projeto Aldeia Sustentável, Cleide Arruda, relata que no Brasil há 1.997 espécies de aves. Com isso, o país é considerado o segundo do mundo, com a mais diversificada avifauna, sendo o bioma Cerrado o terceiro maior em riqueza de aves em território nacional, com 856 espécies.

Ela conta que, até o momento, já foram registradas no entorno da Aldeia Belém 126 espécies de aves. Isso representa 58% das aves já observadas em Canarana. A pesquisa permitiu ampliar o conhecimento da avifauna (conjunto de aves na região) e mastofauna (conjunto de mamíferos) de médio e grande porte e suas interações com as plantas: polinização, dispersão de sementes e relações com os indígenas, ou seja, a etnobiologia. Além das vocalizações, foram feitos registros fotográficos.

A elaboração do guia foi coordenada pelo biólogo Dalci Oliveira, o design, pelo fotógrafo Renato Rizzaro, com colaboração dos fotógrafos Anselmo D’Afonseca, Ciro Albano, Ester Ramirez, João Quental e Rudimar Cipriani. A revisão foi de Gabriela Giovanka e o indigenista e intérprete responsável foi Francisco Magalhães (Funai/CR Água Boa). Os agentes indígenas Xavante são Alfredo Hoiré`edi, Jorge Pemra, Benevaldo Wa`aire, Oswaldo Rudzére, Nivaldo Tserehité e Carlos Magno Uiré. Nas observações em campo e nas reuniões na Aldeia Belém, Dr. Dalci Oliveira foi acompanhado por quatro monitores indígenas, o que proporcionou troca de informações acerca das aves e seus ambientes.

O Projeto
O Projeto Aldeia Sustentável A`uwe Uptabi é realizado pelo Instituto Kurâdomôdo de Cultura Sustentável, por meio do Programa REM/MT, financiado pelo GIZ/KFW/UKaid apoiado pela Funai, Seaf, Empaer, Unemat e Prefeitura de Canarana.

O objetivo é proporcionar a sustentabilidade ao Povo Xavante, através de ações como a geração de créditos de carbono por queimadas evitadas, implantação de sistemas agroflorestais com árvores frutíferas do cerrado, hortas comunitárias e recuperação de áreas degradadas.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet