Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
07:35:45
informe o texto

Notícias / Literatura

22/05/2022 às 15:40

Por que audiobooks se tornaram tão populares nos últimos anos?

Em 2020, o formato apresentou um aumento de 12% nas vendas, o 9º ano consecutivo com um aumento de dois dígitos percentuais

Entretê

Por que audiobooks se tornaram tão populares nos últimos anos?

Foto: Reprodução

A revolução tecnológica avança em todas as frentes e não poderia ser diferente no âmbito editorial. Apesar da visão de muitos tradicionalistas amantes das publicações impressas, as vendas de e-books e audiobooks cresceram vertiginosamente nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, em especial os audiobooks, o setor com mais ascensão no mercado de publicações.

Em 2020, de acordo com aAudio Publisher Association (Associação dos Editores em Áudio, no português livre), o formato apresentou um aumento de 12% nas vendas, o nono ano consecutivo com um aumento de dois dígitos em porcentagem. A previsão da associação é que, até 2027, o segmento seja uma indústria de mais de 19 bilhões de dólares.

Isso prova que o amor pela palavra escrita não é diminuído pela sua apresentação em outros meios, ao contrário do que muitos pensam. Além disso, ele é preferível e mais vantajoso para muitos.

O audiobook não impede que você realize outras atividades enquanto escuta a narração e certos grupos de pessoas neuro-divergentes e com deficiência, por exemplo, também se beneficiam muito com a modalidade, especialmente no âmbito da inclusão escolar, o que contribui também para a democratização educacional.

Atento a essa movimentação editorial, o aplicativo Skeelo, canal de ebooks e audiobooks que tem como propósito expandir o acesso à leitura no Brasil, investe em produções próprias dos livros em áudio. O clássico distópico de George Orwell,1984, foi um dos primeiros escolhidos para ser transformado em audiobook, em uma versão própria e diferenciada da plataforma.

Em formato de áudio, com dubladores especializados para cada personagem, a história ganha vida e se reinventa sem deturpar a mensagem. “George Orwell é um autor atemporal, suas obras sempre conversam com algum acontecimento presente. Muito embora tenham sido escritas há décadas, sua relevância permanece e se renova. Trazer 1984 para a versão audiobook é uma oportunidade para que mais leitores conheçam o livro de forma rica e imersiva,” comenta Thereza Castro, supervisora editorial do Skeelo.

Não é como se o conceito fosse novidade. O segmento de áudio novelas, muito popular durante a maior parte do séc. XX, seguia a mesma premissa, com histórias contadas e interpretadas apenas pela voz. A autora Agatha Christie, por exemplo, chegou a escrever histórias exclusivas para o rádio.

A plataforma Skeelo também é responsável pelas produções de audiobooks como A Revolução dos Bichos, outro clássico de Orwell, O Chamado Selvagem de Jack London, Um Conto de Natal, um dos mais famosos de Dickens e o icônico O Pequeno Príncipe.

O Skeelo está disponível tanto para Android e para iOS. Mais informações emhttps://skeelo.app/.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet