Cuiabá, sábado, 20/04/2024
10:34:24
informe o texto

Notícias / Artes

23/05/2022 às 10:42

Noite festiva, nesta terça, marca os 80 anos do Cine Teatro com exposições, documentário e carros antigos

Mostra “O que há entre 8 e 80?" apresentará o olhar de oito artistas; o projecionista de cinema de rua Aníbal Alencastro será o homenageado

Priscila Mendes

Noite festiva, nesta terça, marca os 80 anos do Cine Teatro com exposições, documentário e carros antigos

Foto: Divulgação

Há exatos 80 anos, em 23 de maio de 1942, era inaugurado oimponente Cine Teatro Cuiabá, no centro da capital, comarquitetura art déco, num marco para a cultura mato-grossense. Na busca por ressaltar um pouco das histórias e da atmosfera dessa trajetória de um dos mais importantes espaços culturais do Estado, o CTC abre, às 18h30 desta terça-feira (24), a exposição “O que há entre 8 e 80? Cine Teatro 80 anos”.

Disponível para visitação até o início de julho, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, com entrada gratuita, a mostra conta com a proposta estética da artista Tamii para a identidade visual e de grandes nomes da cultura regional: Ana Frigeri, Sol Ferreira, Renato Medeiros, GORA, Alice Lucas, Caio Ribeiro, Aghata Blue e Diogum.

"Para celebrar e honrar a data, apresentamos essa mostra, que tem curadoria e expografia de Sol Ferreira e Douglas Peron e propõe uma narrativa conceitual, com a participação de oito artistas que contribuem para a reflexão de uma história já pertencente ao futuro", declara a diretora administrativa do Cine Teatro, Flávia Taques.

Expondo a parte triste de sua história, o CTC ficou fechado de 1996 a 2009, quando a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) e o Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) assumiram a administração do local. Atualmente o Cine Teatro está sob gestão da Associação Cultural Cena Onze, por meio de um termo de colaboração com a secretaria estadual de Cultura.


Ainda na agenda desta terça, haverá uma homenagem a Aníbal Alencastro, mestre da cultura mato-grossense, com exibição do documentário “Paradiso de Anibal”, de Diego Baraldi, agendada para as 19h. Dialogando com a mostra de artes visuais “O que há entre 8 e 80?", serão expostos, também, alguns itens do acervo doprojecionista decinema de rua, seu Aníbal, como projetores.

Haverá, ainda, na noite festiva, uma exposição de automóveis do Clube do Carro Antigo de Mato Grosso, com veículos antigos de luxo, estacionados em frente ao equipamento cultural. Para tornar a noite ainda mais elegante, terá apresentação musical com o pianista Arthur Scharneski, no foyer do Cine Teatro.

O Chevrolet 1934 fazia sucesso no país na época da abertura do Cine Teatro. Este aqui é do colecionador Denilson Fraga.

O Cine Teatro Cuiabá

Além de exibir mostras de cinema, espetáculos de teatro, dança, música entre outros, o Cine Teatro Cuiabá é sede da MT Escola de Teatro, um centro de formação das artes de palco. Os cursos são realizados em uma parceria entre a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap - referência na América do Sul), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Associação Cultural Cena Onze e o Governo do Estado de Mato Grosso.

A inaguração, em 1942, foi um marco na capital. Pela primeira vez, seria exibido um filme sonoro na cidade. Na sessão de estreia, marcada para as 20h, foi exibido “A noiva caiu do céu”, filme da Warner Bros estrelado por Bette Davis e James Cagney. O cinema estava lotado. Autoridades, boêmios, artistas, intelectuais, homens e mulheres, todos vestidos a caráter na noite de gala.

“Tinha gente caindo pelas tabelas (risos). A entrada do cinema mais parecia um mercado, muita gente estava lá para prestigiar aquele momento histórico da cultura mato-grossense. Ambulantes vendiam de tudo na entrada, tinha pixé, pipoca e rapadura”, recorda Aníbal Alencastro, escritor, historiador, ilustre personalidade da história do cinema em Mato Grosso, não à toa, homenageado da noite comemorativa.

Serviço
Celebração do aniversário de 80 anos do Cine Teatro Cuiabá
Data: Terça-feira (24), a partir das 18h30
Local: Cine Teatro Cuiabá, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro
Entrada gratuita
Mais informações: (65) 2129-2848 ouhttp://cineteatrocuiaba.org.br/programacao/

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet