Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
06:24:30
informe o texto

Notícias / Música

04/06/2022 às 10:00

Orquestra Sinfônica da UFMT volta aos palcos após dois anos

Os ingressos para a apresentação já estão disponíveis

Entretê

Orquestra Sinfônica da UFMT volta aos palcos após dois anos

Foto: Divulgação

Desde 15 de dezembro de 2019 aOrquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)está em silêncio para o público. Em junho completam-se dois anos e seis meses de um silêncio que será rompido com uma apresentação que une emoção e solidariedade. A orquestra e o público retomam uma relação afetiva a partir da apresentação que vai arrecadar alimentos para oAbrigo Bom Jesus, instituição centenária que atende idosos em Cuiabá. Os ingressos para a apresentação já estão disponíveis.

Neste domingo (5), às 20 horas no Teatro Universitário, será o momento do reencontro entre público e Orquestra Sinfônica da UFMT. “Primeiro, a grande obra do concerto seja a emoção de a gente retomar os concertos”, disse o maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, Fabrício Carvalho. Ele aponta que este foi o período mais longo que a Orquestra Sinfônica da UFMT se afastou dos palcos.

“Jamais imaginávamos que ficaríamos tanto tempo sem fazer concertos, principalmente porque a orquestra, em 43 anos, nunca ficou mais de um mês ou um mês e meio sem fazer concertos. Então, foi um período muito complicado e a emoção cerca esse concerto tanto para nós, músicos, quanto para a nossa platéia que nos acompanha com tanta efervescência”, apontou o maestro da Orquestra da UFMT. No período, a Orquestra ficou afastada dos palcos devido à pandemia de covid-19, que limita as possibilidades de reuniões de pessoas.

Retorno com obras fortes

O maestro Fabrício Carvalho explicou que a volta da Orquestra Sinfônica da UFMT será com obras de “cunho forte” do repertório erudito. “Vamos fazer Beethoven com a Abertura Egmont, a valsa Danúbio Azul”, contou Fabrício Carvalho sobre as apresentações de clássicos internacionais que fazem parte da reabertura dos trabalhos da Orquestra Sinfônica da UFMT para o público. Outros compositores internacionais também fazem parte do repertório que conta com participações especiais.

“Faremos as Danças Eslavas de Dvořák. Vamos ter a presença importantíssima e que nos deixa muito honrados, da solista soprano mineira, que hoje reside em Mato Grosso, Luísa Vogt. A Luísa canta com a gente a ária de Carmen, Habanera. Uma das obras mais famosas do repertório erudito”, relata Fabrício Carvalho. Luísa Vogt também canta com a Orquestra Sinfônica da UFMT “O Mio Babbino Caro”, de Giacomo Puccini e Giovacchino Forzano.

Segundo o maestro, trata-se de um repertório de orquestra internacional que vai marcar a volta da Orquestra Sinfônica da UFMT. “A Sinfônica tem essa característica de ser a única profissional em Mato Grosso. Então, ela tem uma obrigação com o público na formação da música erudita”, ressaltou Fabrício Carvalho, relembrando que a orquestra tem um trabalho importante com a música popular com diversos solistas e cantores internacionais.

O trabalho da Orquestra Sinfônica da UFMT com a música popular rendeu encontros com referências da música popular brasileira. “Temos trabalhos com cantores nacionais como Gilberto Gil, Flávio Venturini, Guilherme Arantes, entre tantos outros. Mas, este concerto volta reafirmando o posicionamento pela música de qualidade, da música erudita sinfônica na missão da UFMT de formar público”, destacou o maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT.

Parcerias marcam retorno de orquestra

O processo de retorno da Orquestra Sinfônica da UFMT acontece com ações desenvolvidas em parceria. A primeira parceria é com o Abrigo Bom Jesus, para a arrecadação de alimentos para ajudar a instituição de longa permanência para idosos e outra importante parceria é com a Fundação Uniselva para a venda de ingressos para a apresentação do dia 5 de junho.

“São dois parceiros muito importantes. Primeiro a questão do ingresso é importante porque tudo tá na internet. A orquestra migrou a venda de ingressos para a internet e a Fundação Uniselva construiu esse momento com a gente. O Abrigo Bom Jesus vem nesse momento também que a história da orquestra mostra sempre essa colaboração social”, ressaltou Fabrício Carvalho acrescentando que a Orquestra Sinfônica da UFMT sempre desenvolveu iniciativas no sentido de apoiar instituições.

Na compra do ingresso, a partir do site daFundação Uniselva, o público pode contribuir com a doação de dois quilos de alimento não perecível e o pagamento de preço promocional de meia entrada. “É um ingresso promocional, R$ 100 a inteira e R$ 50 para estudante como meia entrada. Se você colaborar com o abrigo e trouxer dois quilos de alimento, paga ingresso promocional”, disse o maestro reforçando a necessidade de colaborar com o Abrigo Bom Jesus.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet