Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
05:21:33
informe o texto

Notícias / Literatura

04/06/2022 às 10:23

Chargista lança o livro ‘As Charges do Leiagora por Fred’ trazendo crítica política ácida e muito bom humor

O livro é uma coletânea dos trabalhos do chargista publicadas entre abril de 2019 até setembro de 2021 pelo Portal Leiagora

Paulo Henrique Fanaia

Chargista lança o livro ‘As Charges do Leiagora por Fred’ trazendo crítica política ácida e muito bom humor

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O chargista Fred Nogueira lançou oficialmente nessa sexta-feira (3) em Cuiabá, o seu mais novo livro “As Charges do Leiagora por Fred”, reunindo quase 300 peças publicadas no Leiagora entre abril de 2019 até setembro de 2021. Ao todo, o livro reúne críticas ácidas e com muito bom humor que só o cartunista sabe fazer, abordando temas como política, covid-19, desigualdade social e é claro, a capital mato-grossense.

Com uma carreira de quase 40 anos, Fred é experiente na arte das charges e publica diariamente seu trabalho no Leiagora. A curadoria das peças foi feita pelo próprio autor ao longo de um ano de trabalho intenso, sempre se preocupando em selecionar as charges mais famosas, as mais acessadas e também as preferidas do próprio Fred.

“Comecei no Leiagora em 2019. Ano passado, o Paulo Alves Palhano me chamou e falou para publicar um livro. A partir dessa ideia a gente começou a trabalhar e selecionar as publicações. Foi quase um ano de trabalho, colocando na ordem cronológica e fazendo o livro”, conta Fred.

Para o autor, o livro é um registro do contexto sociocultural do momento histórico e político que passa Mato Grosso, o Brasil e o mundo.

“O tema político é quase na sua totalidade, mas também tem outras críticas sociais e que a gente faz. Agora, as pessoas que seguem esse trabalho no Portal Leiagora vão poder pegar essa publicação na mão para guardar, para poder rever, porque na verdade eles são registros históricos do momento sociocultural e político, com críticas aos momentos políticos”, relata o chargista.

O legal é que o livro, além das charges publicadas no portal, também conta com várias peças inéditas ao público. A tiragem inicial é de 1000 exemplares que serão distribuídos nas principais livrarias da capital. O livro também pode ser adquirido por R$ 69,90 diretamente com Fred, por meio das redes sociais do artista.

Quem esteve presente no lançamento da obra literária foi o diretor executivo do Grupo Leiagora, Paulo Alves Palhano. Ele nos conta que sempre foi leitor assíduo do Fred, razão pela qual convidou o artista para fazer parte do grupo de jornalismo. Palhano diz que a ideia de lançar um livro com as principais obras do autor é um sonho que começou desde a primeira vez que Fred publicou sua primeira charge no portal, ainda em 2019.

“Eu sempre gostei muito do trabalho do Fred. Ele tem uma sensibilidade e um ar crítico único para tratar de temas cotidianos como ninguém. Ter ele na equipe do Leiagora foi muito gratificante. Desde que o Fred publicou a primeira charge eu já vislumbrei essa possibilidade de lançar o livro e fiquei com isso na cabeça. Ver ele lançando essa obra é genial. Ele é um artista completo”, conta Paulo Palhano.

Para reforçar a importância histórica da charge para o Jornalismo mato-grossense, o prefácio do livro foi escrito por um veterano da imprensa local, Eduardo Gomes de Andrade, com quem Fred trabalhou no Diário de Cuiabá desde a década de 1980. Eduardo Gomes também é autor de diversos livros em Mato Grosso. A obra foi impressa pela Ligraf Editora Gráfica.

Para ler mais sobre a carreira do artista, o Entretê fez uma super reportagem sobre a criação do livro e conversou com exclusividade com o Fred.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet