Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:51:19
informe o texto

Notícias / Literatura

08/06/2022 às 12:00

Ator e poeta mato-grossense roda o país ministrando cursos de produção de poemas

Com apenas 25 anos de idade e um currículo de peso, Caio Ribeiro leva a poesia para todas as camadas da sociedade, ensinando que para escrever um poema basta tocar o coração

Paulo Henrique Fanaia

Ator e poeta mato-grossense roda o país ministrando cursos de produção de poemas

Foto: Raul Alencar

Durante muito tempo a poesia foi tida como algo exclusivo dos grandes intelectuais, tendo caráter erudito, até mesmo mítico. À medida que a sociedade foi evoluindo, a poesia chegou ao povo, tomando diferentes aspectos de forma, métrica e até mesmo composição. E é com esse objetivo de levar a poesia ao povo que o ator e escritor mato-grossense Caio Augusto Ribeiro resolveu rodar o país oferecendo cursos de produção de poemas às pessoas.

Com apenas 25 anos de idade e um currículo de peso, Caio criou o projeto “Fábrica do Poema” que já está em sua 14ª edição. Desde 2019, o autor oferece cursos e oficinas com o objetivo de mostrar às pessoas que todos podem escrever um poema, basta tocar o coração.

Voltado para todos os públicos, até mesmo para crianças em fase de alfabetização e adultos que estão aprendendo a ler e a escrever, Caio tenta mostrar que a poesia é acessível e pode ser apreciada por todas as camadas da sociedade.

“Nesses cursos ninguém escreve uma só palavra. Na verdade, as pessoas aprendem técnicas para escrever de forma livre, a partir de um recorte de jornal, um recorte de imagens e tudo mais. Tem todo um preparo, uma ideia. Quando você recorta um monte de palavras e recorta imagens por exemplo, isso forma coisas incríveis e isso vai aproximando a pessoa desse brincar que remete muito à infância. Isso mostra que dá pra fazer poesia”, conta o escritor.

Caio Ribeiro é nascido em Rondonópolis (220 km de Cuiabá), mas mora na capital de Mato Grosso há alguns anos. Em uma conversa com o Entretê, ele conta que desde criança foi apaixonado por escrever e que já avisou a mãe logo cedo, “Vou ser escritor e ator”, e assim fez.

O jovem poeta já tem quatro livros publicados, “Colecionador de Tempestades”, “Manifesto da Manifesta”, “Loucos e Sábios: O Livro dos Diamantes” (em parceria com Marília Beatriz de Figueiredo) e “Manifesto da Manifesta: Mundo-Livro”.

Atualmente ele trabalha no Coletivo Spectrolab – Investigação Cênica. Ele também é editor e fundador da revista Matacapos e também curador e editor geral da Revista Le!a (projeto em parceria do Sesc-MT e Sesc-MS) e também já escreveu peças teatrais como “Coió”, dirigiu a peça “Vidas Provisória” e no cinema atuou nos curtas “6 Dias Depois do Fim do Mundo”, “Ausência”, “Antes do Mundo Acabar” e “Angelus Novos”.

No começo deste ano, ele fez uma parceria com o Sesc Arte da Palavra e agora realiza os cursos com a ajuda de uma equipe que o auxilia na divulgação e organização das turmas. “É uma experiência muito legal. Quando comecei em 2019 eu estava sozinho, eram alguns livros na mochila, curso na cabeça e vai. Era independente e hoje essa luta acabou me aperfeiçoando. Hoje, de tanto estar ali fazendo os cursos e oficinas é muito gratificante ter feito essa parceria com o Sesc Arte da Palavra. Foi como receber um grande abraço pelo reconhecimento do meu trabalho”, relata Caio.

Os cursos

Para quem deseja se inscrever nas oficinas e cursos do “Fábrica de Poema”, basta ficar atento às próximas datas. Nos dias 16 e 17 de junho, a oficina, que é em parceria com a Plataforma 1º Piso, acontecerá de forma on-line por meio do aplicativo Zoom. Serão 8 horas de oficina ministradas durante dois encontros. A ideia é explorar o fazer poético a partir de processos não convencionais, como colagens, poemas blecautes, jogo de palavras e recorte de revistas.

A oficina começa às 19h30 e termina as 21h30 [horário de Brasília]. Ao final, o aluno receberá um certificado de conclusão. É cobrada uma taxa simbólica que fica a cargo do aluno escolher o quanto ele deseja doar. Também são oferecidas cinco vagas sociais, com desconto na inscrição e duas bolsas integrais. Para mais informações basta acessar este link.

Já nos dias 20 a 24 de junho, Caio irá ministrar um curso de 20 horas por meio do Sesc Arte da Palavra de Rondônia. O curso é aberto para todo o Brasil e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Quem deseja conhecer mais da obra do autor, basta dar uma conferida nas redes sociais do Caio: @caiosubindo e na pagina www.caioribeiroarte.com.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Paulo Vitor 08/06/2022 às 00:00

    Um incrivel profissional e mais ainda como ser humano!

  • Douglas Peron 08/06/2022 às 00:00

    Talento nato

 
Sitevip Internet