Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
20:16:49
informe o texto

Notícias / Artes visuais

08/06/2022 às 18:00

Obras do artista Victor Hugo tomam conta das trilhas do Parque Mãe Bonifácia

Ação de educação ambiental tem como objetivo chamar a atenção dos visitantes para a preservação ambiental

Entretê

Obras do artista Victor Hugo tomam conta das trilhas do Parque Mãe Bonifácia

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Mais de 60 obras de arte estão espalhadas entre as árvores das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. São animais de Mato Grosso pintados pelo artista plástico Victor Hugo, por meio do projeto Floresta Viva, lançado no último domingo (6), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A exposição permanente do pintor mato-grossensetem como objetivo estimular a consciência ambiental, afirma o artista. “Os animais estão em pontos estratégicos para que as pessoas possam fotografar, fazer uma selfie e ser um multiplicador em suas redes sociais”, afirma Victor Hugo.

Ele ressalta a importância dessa intervenção artística para chamar atenção à conservação ambiental.

“É um alerta quanto à destruição do próprio animal e da própria floresta”. Entre as espécies retratadas estão a onça-pintada, onça-parda, quati, tamanduá, arara-azul e outras aves encontradas nos três Biomas: Pantanal, Amazônia e Cerrado.

Durante o processo de produção das pinturas, o artista desenvolveu uma técnica que não agride as árvoresutilizadas para a exposição das pinturas. Cada peçafoi feita em tecido, e depois, fixada nos troncos, sem prejudicar as plantas.



Próximo a cada árvore existe uma placa com o nome do animal e um QR Code, que pode ser lido pelas câmeras dos smartphones, e apresenta um pequeno texto informativo sobre a espécie retratada.

O projeto Floresta Viva foi financiado com recursos de Compensação Ambiental.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet