Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
11:30:07
informe o texto

Notícias / Cinema

09/06/2022 às 08:19

Curta-metragem contará a história de Tereza de Benguela

O projeto se baseia em mostrar o papel de Tereza frente ao Quilombo do Quariterê

Entretê

Curta-metragem contará a história de Tereza de Benguela

Foto: Divulgação

Uma nova produção mato-grossense irá contar a história da líder quilombola, Tereza de Benguela. O curta-metragem, do cineasta Salles Fernandes vai mostrar o papel de Tereza e seus últimos dias frente ao Quilombo do Quariterê.

O projeto, que passou pelo crivo de um grupo de artistas de Sorriso (420 km de Cuiabá), foi um dos dez selecionados no edital 010/2021 - Audiovisual do Governo do Estado do Mato Grosso, que visa fomentar o cinema no estado.

Tereza viveu no século XVIII e foi casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho até ser assassinado por soldados do estado. O local também era conhecido como Quilombo do Quariterê, às margens do rio Guaporé, localizado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia). Esse quilombo foi o maior do Mato Grosso e sob o comando de Tereza criou um sistema de parlamento, algo inovador para a época.

"Será um grande desafio contar a história dessa heroína que viveu em Mato Grosso. Seus feitos e seu legado precisam ganhar vida no cinema", destaca o cineasta
Salles Fernandes.

Para a produção, a direção de arte planeja construir cenários com as características da época, como a reprodução do quilombo. A equipe já prepara uma audição para escolha do elenco que irá participar do curta. Atores de renome nacional estão sendo cotados para integrar o elenco.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet