Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:58:52
informe o texto

Notícias / Música

13/06/2022 às 14:38

Cezar e Paulinho comandam aniversário de Leverger nesta segunda

A festa será realizada na Praça Central, com acesso gratuito

Entretê

Cezar e Paulinho comandam aniversário de Leverger nesta segunda

Foto: Divulgação

Santo Antônio do Leverger (34 km de Cuiabá) vai celebrar a própria história nesta segunda-feira (13), com evento que comemora os 122 anos da cidade. Com acesso gratuito do público, a festa será realizada na Praça Central, e tem o selo do Circuito Cultural “Evento Legal”.

Para quem está pensando em curtir a programação desta segunda, as atrações são o show nacional com Cezar e Paulinho e os regionais Jaum Cuiabano e Juliano e Cristina e Regina.

Evento Legal

O projeto está na segunda fase e, além de realizar produções com atrações culturais, musicais e gastronômicas gratuitas para toda a família em Mato Grosso, tem o propósito de empoderar as pequenas organizações da sociedade civil do Estado, por meio de um programa de capacitação em aulas práticas, de gestão de projetos e parcerias.

O Evento Legal já realizou quatro rodeios (distrito do Sucuri e bairro Nova Esperança em Cuiabá, em Itaúba e em Nova Bandeirantes), além de Manifestações Culturais no 15º Campeonato dos Feirantes, no Porto em Cuiabá. Mais de 20 eventos do Circuito estão programados para o segundo semestre deste ano.

A iniciativa é realizada pela Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e com o apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio de emendas de deputados estaduais.

De Rio Abaixo a Leverger

Terra natal de Marechal Cândido Rondon, o município de Santo Antônio de Leverger faz parte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. A cidade tem como base de sua economia o turismo da pesca e a agricultura de subsistência, além de ter a história e tradições atreladas às de Mato Grosso.

Um dos mitos sobre a fundação do município resgata que uma embarcação paulista subia o rio depois de ter guerreado com indígenas Bororo, quando encalhou na região que hoje é o município. Quando tiraram a imagem de Santo Antônio, a embarcação desencalhou. Então, eles entenderam que a imagem de Santo Antônio queria ficar naquela região.

Santo Antônio do Rio Abaixo foi a primeira denominação desse município e, depois de muito tempo trocando de nome, permaneceu uma homenagem ao santo padroeiro e ao Almirante Augusto Leverger, o Barão de Melgaço, francês de nascimento, que foi presidente da Província de Mato Grosso e herói da Guerra do Paraguai.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet