Cuiabá, domingo, 14/08/2022
05:04:12
informe o texto

Notícias / Educação

17/06/2022 às 16:28

Coletivo oferece curso de escrita acadêmica para estudantes negros da UFMT

Formação é on-line e gratuita e inscrições se encerram neste domingo

Priscila Mendes

Coletivo oferece curso de escrita acadêmica para estudantes negros da UFMT

Registro do minicurso Mulher Preta, Africanidades e Epistemologia / Imagem ilustrativa

Foto: CNU/UFMT

Estão abertas as inscrições para o curso “Na txintxa: descomplicando a escrita acadêmica!”, a ser realizado on-line entre julho e setembro. A formação é gratuita, as inscrições terminam neste domingo (19) e podem ser feitas neste link.

O objetivo do curso, promovido pelo Coletivo Negro Universitário (CNU), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, é fomentar e disseminar técnicas de comunicação de escrita capazes de prover habilidades de estudantes negros e negras ingressantes nos cursos de graduação da UFMT  para a produção de textos acadêmicos.

O curso on-line, com carga horária de 40 horas, será por meio de aulas expositivas, leituras e produção textual com profissionais de diferentes áreas, estudantes de graduação e artistas que utilizam a escrita como instrumento de expressão política e científica.

“Reivindicar a escrita para pessoas pretas significa reinscrever-se no mundo, empreender o caminho de se tornar sujeito. A  linguagem é um espaço de luta e disputa de narrativas. Enquanto movimentos sociais negros, entendemos que essa é uma discussão premente por toda a comunidade acadêmica e cabe à universidade refletir sobre as questões que atravessam as experiências de pessoas negras nesses espaços”, comenta a professora Zizele Ferreira, integrante do CNU/UFMT e presidente do Conselho de Políticas de Ação Afirmativa da UFMT.

São 50 vagas e os participantes que cumprirem 75% de presença receberão certificado.

A iniciativa tem apoio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae/UFMT) e é oferecida em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre/UFMT).

Mais informações, pelo e-mail coletivonegrodaufmt2015@gmail.com ou escritanatxintxa@gmail.com. Siga o CNU pelo Instagram @cnuufmt ou pelo Facebook Coletivo Negro Universitário da UFMT.

Confira os módulos:

Julho
Módulo I: Você sabe escrever, xô mano! Engenhosidades descolonizadoras.

Agosto
Módulo II: Pega a visão: Tipos de textos acadêmicos.

Setembro
Módulo III: Larga de moage! Produção de texto acadêmico e tutoria.

 
Com informações da assessoria
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet