Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
16:29:27
informe o texto

Notícias / Cinema

18/06/2022 às 15:16

'Marighella' é o filme com mais indicações no 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

A maior premiação do setor volta ao formato presencial, com cerimônia no Rio de Janeiro no dia 10 de agosto

Entretê

'Marighella' é o filme com mais indicações no 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Foto: Reprodução

AAcademia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou a lista com os finalistas do21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Esta edição marca a volta ao formato presencial da maior premiação do setor, que nos dois últimos anos foi realizada virtualmente, e também o retorno ao Rio de Janeiro, depois de três anos em São Paulo.

Com direção do artista visual Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, a cerimônia será realizada na Cidade das Artes, no dia 10 de agosto, com transmissão ao vivo na TV peloCanal Brasil, e também pelo YouTube e pelo Instagram da Academia.

‘Marighella’, dirigido por Wagner Moura, é o longa com maior número de indicações (17), seguido de‘O Silêncio da Chuva’,de Daniel Filho (11). Os finalistas concorrem em 31 categorias e foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia.

"Essa edição será mais representativa, pois vai marcar o reencontro presencial de todo o setor para celebrar o nosso audiovisual. Também destaco a alegria de voltarmos ao Rio de Janeiro depois de três anos em São Paulo, onde fomos muito bem recebidos. E, graças ao apoio do prefeito Eduardo Paes retornamos ao Rio, onde esperamos permanecer por muitos anos, contribuindo para a recuperação da cidade", diz Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

A lista de finalistas de 2022 reúne mais de 200 profissionais indicados, 17 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros (5 de ficção, 5 documentários, 5 comédias, 2 infantis, 1 de animação, 5 internacionais e 5 ibero-americanos). Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 18 séries (4 de animação para TV paga/OTT, 5 documentários para TV paga/OTT, 6 de ficção TV paga/OTT, 3 de ficção TV aberta).

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes com os vencedores será auditada pela PwC (a mesma que faz a apuração do Oscar).

Em 2022, foram inscritos mais de 1000 profissionais nas diferentes categorias, 53 longas de ficção (incluindo infantis e animação), 33 longas documentários, 61 curtas-metragens, 40 séries brasileiras, 35 longas-metragens internacionais, 11 longas ibero-americanos.

Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, que começa no dia 20 de junho, com votação entre os sócios da Academia. Em data que será divulgada em breve a votação popular pela internet será iniciada, para que o público eleja seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.

A 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é uma realização da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Este ano o prêmio conta com o Apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) e da RioFilme. Acompanhamento e Apuração da PwC Brasil. A transmissão da cerimônia é feita ao vivo aqui da Cidade das Artes e pode ser vista no Canal do Youtube e Instagram da Academia e pelo Canal Brasil.

Sobre o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.

O processo de definição dos vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC.

Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passarão para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios -- através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet