Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:53:34
informe o texto

Notícias / Cinema

24/06/2022 às 11:38

3 Américas oferece sessão gratuita de Lightyear para crianças com autismo

Sala adaptada terá redução de volume do som, parte das luzes acessas e ajuste da temperatura

Entretê

3 Américas oferece sessão gratuita de Lightyear para crianças com autismo

Foto: Reprodução

Ir ao cinema pode parecer uma ação cotidiana para muitas famílias com crianças e jovens, mas não é bem assim para todos. Isto porque o som alto, a temperatura ou até mesmo a baixa iluminação podem gerar incômodo para quem possui Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pensando nisso, o Shopping 3 Américas realiza, neste sábado (25), uma sessão especial adaptada da animação Lightyear, às 13h15, com entrada gratuita.

Para garantir conforto, a iluminação ficará em 50% e o volume do som será reduzido. Além disso, será permitido entrar e sair da sala sempre que for necessário. A sessão é gratuita para a pessoa com autismo, bem como para o acompanhante. Os interessados podem retirar os ingressos mediante apresentação da carteirinha ou laudo, na bilheteria do cinema.

A iniciativa do Cinépolis, rede que atende o Shopping 3 Américas, visa proporcionar uma experiência agradável a quem possui TEA e outras síndromes, transtornos ou doenças que acarretam hipersensibilidade sensorial em geral.

Jaqueline França, psicóloga e consultora da Inspirados pelo Autismo, fala sobre a importância de iniciativas como essa.“Alguns podem se beneficiar de um ambiente preparado, levando em consideração suas necessidades motoras, sensoriais e os prejuízos em etapas específicas do desenvolvimento. Outras pessoas podem ter dificuldades de lidar com lugares barulhentos e com muita ou pouca claridade, e quando isso fica desregulado, elas precisam correr, pular, ou fazer sons e pequenos gritinhos”.

Aline Coelho é mãe de Daniel, de 3 anos. Ela fala que a sociedade ainda não está totalmente pronta para lidar com o diferente e, por isso, muitas vezes o comportamento da criança acaba sendo julgado. “Existe essa postura histórica de excluir o indesejável. E, infelizmente, nossos filhos PCD estão incluídos nesta lista. Então, ter esse espaço é mostrar que não somos invisíveis, nós existimos, nós vamos conviver em sociedade e que é ela que tem que se adaptar a nós”, afirmou.

O gerente de marketing do shopping, Patrick Lima, ressalta que o empreendimento está preparado para atender a todos, sem distinção, e está atento às pautas inclusivas. “Nos preocupamos com o conforto de quem escolhe o Shopping 3 Américas para viver um momento de lazer e por isso trabalhamos para que as pessoas sejam atendidas de forma especial. Nosso principal intuito é promover espaços de acessibilidade e inclusão a todos”.


Transtorno do Espectro do Autismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças possui Transtorno do Espectro do Autismo. A condição é caracterizada por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem. Os primeiros sinais aparecem ainda na infância, sendo que na maioria dos casos, ainda nos primeiros cinco anos de vida, tendendo a persistir pela adolescência e vida adulta.

Lightyear:

Na animação infantil Lightyear, ficção científica Disney cheia de ação, é apresentada a origem definitiva de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo tão amado por Andy, em Toy Story. O longa segue o lendário patrulheiro espacial em uma aventura intergaláctica ao lado de um grupo de recrutas ambiciosos e companheiro robô Sox.



Serviço:
Sessão de cinema adaptada para pessoas autistas - Animação infantil
Lightyear
Data: Sábado (25), às 13h15
Local:Cinépolis - Shopping Três Américas
Entrada gratuita: retirada de ingressos na bilheteria para a pessoa com autismo e acompanhante, mediante comprovação da condição

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet