Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:56:06
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

24/06/2022 às 13:00

Cavalhada de Poconé ocorre neste domingo

A manifestação popular conserva vestígios das lutas medievais; na programação, há também a dança dos Mascarados

Priscila Mendes

Cavalhada de Poconé ocorre neste domingo

Foto: Rai Reis

A tradicional Cavalhada, um dos maispopulares folguedos de Mato Grosso, será realizada neste domingo (26), a partir das 8h, naarena do Clube Cidade Rosa, em Poconé (104 km de Cuiabá). O evento em homenagem a São Benedito reúne anualmente milhares de festeiros de todo o país.

Em Mato Grosso, a Cavalhada tomou a forma de representação campal da lendária guerra de Tróia, confundida com as Cruzadas – lutas de caráter religioso – caracterizada pelas guerras entre mouros e cristãos.Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do cristianismo durante a Idade Média.

São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e dez soldados. A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz.


Há também a dança dos Mascarados de Poconé, que faz parte dos folguedos da Cavalhada desde o século 18 e presta homenagens ao Senhor Divino, São Benedito e outros santos das tradicionais festas religiosas.

A Cavalhada é patrocinada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). “É um privilégio muito grande poder participar de perto de tão importante manifestação cultural. Uma festa que ganha ainda mais vulto depois do hiato causado pela pandemia”, destaca o secretário Jefferson Neves.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet