Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
08:51:31
informe o texto

Notícias / Cinema

27/06/2022 às 10:46

Longa sobre a 'Rainha da Lapa' tem exibição gratuita no Cine Teatro nesta terça

Sessão que celebra o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ conta ainda com clipes de artistas mato-grossenses

Entretê

Longa sobre a 'Rainha da Lapa' tem exibição gratuita no Cine Teatro nesta terça

Foto: Ana Carolina Fernandes

“Travestinão é bagunça”! A frase gritada de uma das esquinas da Lapa, no Rio de Janeiro, quando uma travesti bate num possível cliente, ecoou em milhares de televisores via programa “Profissão Repórter”, da TV Globo, em 2010. O grito virou bordão, letra de funk e, agora, integra o documentário de longa-metragem “Luana Muniz - Filha da Lua” (Rian Córdoba & Leonardo Menezes. 2021. 78’), que será exibido nesta terça-feira (28), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos.

A projeção do filme integra a sessão especial do projeto “Encontros com Cinema”, em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado justamente em 28 de junho. Além do documentário, serão exibidos videoclipes e videopoemas de artistas de Mato Grosso que se reconhecem como LGBTQIAP+, como A Luisa Lamar, Diogum, NicoLaw, Santrosa, Lucas Thomaz, Vitor Souza, Paula Shaira, O Sol Ferreira e Lupita Amorim. A partir das 19h30, é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

Luana Muniz: filha da lua

O documentário revela a intimidade de Luana Muniz, autora do bordão “Travesti não é bagunça”. Ela se divide entre a prostituição, o ativismo LGBT e os shows em cabarés. A Rainha da Lapa é conhecida em todo o Brasil pela participação no programa Profissão Repórter e sua aproximação inesperada com o Padre Fabio de Melo e com a cantora Alcione.

Os diretores do filme, Rian Córdova e Leonardo Menezes, saíram da TV para produzir filmes mapeando a cena LGBT. O primeiro foi sobre a transformista Lorna Washington, intitulado “Sobrevivendo a supostas perdas”, em 2016. “Luana é uma daquelas personagens que vivem uma saga de heroína e a gente torce para que ela vire o jogo e vença no final. Ela é uma das pessoas mais humanas e contundentes que conheci. Espero que a fome de viver dela inspire as pessoas”, declara Rian.



Luana se definia como uma “puta atriz” e conciliava as duas profissões. Ela se dividia entre performances em cabarés e programas com clientes. O filme é uma oportunidade de conhecer um pouco mais de perto essa personagem singular. Participam do filme a cantora Alcione, o ator Luis Lobiano, o padre Fabio de Melo, o repórter Felipe Suhre e a transformista Lorna Washington.

O longa documental conquistou o Prêmio de Melhor Longa no Festival de Gênero e Sexualidade do Rio no Cinema 2017, Prêmio Escolha do Público no MixBrasil 2017, Prêmio de Melhor Longa para Documentário no DIGO (Festival de Diversidade Sexual e Gênero de Goiás) 2018 e Prêmio de Reconhecimento do Impact Docs Awards 2017, da Califórnia.

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+
Historicamente, o dia 28 de junho remete a um dos momentos mais importantes para a comunidade LGBTQIAP+, que foi a Revolta de Stonewall, iniciada nessa data em 1969, no Bar Stonewall Inn, em Nova Iorque. A revolta possibilitou que, pela primeira vez, um número considerável de pessoas LGBTQIAP+ se unisse para lutar contra as constantes investidas e maus-tratos perpetrados pela polícia contra frequentadores do bar.

A Rebelião durou vários dias e deu origem às Paradas do Orgulho Gay, muitas delas celebradas no mês de junho, em alusão a esse marco inicial do movimento em defesa dos direitos civis LGBTQIAP+.


Vitor Souza em imagem do clipe Patrão. Foto: Dizão

Serviço
Exibição do longa documental “Luana Muniz: filha da lua” e de videoclipes de artistas LGBTQIAP+ mato-grossenses
Data: Terça-feira (28), às 19h30
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita
Observação: A partir das 19h30, é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá
Mais informações: (65) 2129-3848
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet