Cuiabá, sábado, 20/04/2024
03:05:08
informe o texto

Notícias / Música

08/07/2022 às 09:20

Após mais de 30 anos, GTW lança o primeiro disco neste sábado

O encontro será na Galeria do Pádua, terá hambúrguer, cerveja, bandas convidadas e horário de passeio em família

Priscila Mendes

Após mais de 30 anos, GTW lança o primeiro disco neste sábado

Foto: Arte: Jomar Brittes

A primeira banda de Punk Rock de Cuiabá com uma mulher no vocal, a GTW, vai lançar, neste sábado (9), o primeiro disco, após 34 anos de fundação e uma “pausa” de 20 anos. O grupo, tão cuiabano que registrou no nome a linha do ônibus que levava os integrantes para o ensaio (o Grande Terceiro), foi fundada em 1988, ajudou a pintar a cena underground de Mato Grosso, gravou muitas fitas K7 caseiras, ficou suspensa entre 1998 e 2018, se reencontrou para um documentário e show nostálgico e - atravessando os tempos - apresenta o disco na Galeria do Pádua, em Cuiabá, em horário para passeio da família: a partir das 16h.

O reencontro nostálgico também acompanha as transformações na música: o disco estará disponível nas plataformas digitais. O ingresso será vendido direto na portaria e custa R$ 30. O espaço abre às 16h, horário apropriado para crianças acompanhadas e adolescentes, momento para passear na parte externa da Galeria do Pádua e aproveitar a pequena feira de variedades.Às 18h, começam as apresentações das bandas.

“Procuramos fazer shows mais cedo, primeiro, porque nós ‘tamo veio’ [brinca] e segundo, porque a gente quer dar uma renovada na cena underground cuiabana. Então, para o adolescente entrar, para o menor entrar acompanhado dos pais, precisa começar cedo”, comenta ao Entretê o baixista Aldivan Farias Assad, o Jakaré, destacando que muitos dos contemporâneos da formação da banda já têm filhos.

Aliás, é o Jakaré quem vai comandar as delícias da programação: a Toca do Jaka levará hambúrgueres artesanais e bebidas - cerveja em lata, cerveja artesanal, refrigerante e água. Além das apresentações musicais, o evento realizará uma série de sorteios.



Antes do show da banda anfitriã, se apresentarão as bandas convidadas Skarros (hardcore) e Bandugira, cujo repertório é focado nas músicas da Caximir, outra banda lendária do cenário musical cuiabano.

O disco GTW – Volume I foi gravado entre 2021 e 2022, traz 10 músicas autorais e foi produzido em parceria com outro músico de destaque no rock cuiabano, o amigo de longa data Danilo Bareiro. A identidade sonora da banda está mantida: hardcore, letras críticas e a potente voz de Rosi Pando. O material gráfico que acompanha o disco é assinado pelo publicitário Jomar Brittes, também da cena underground.

A GTW

Uma banda tão cuiabana, que registrou no próprio nome a linha do ônibus que levava os integrantes para o bairro onde ensaiavam: o Grande Terceiro. Ou, na “língua-mãe” do rock: o Great Third.

A brincadeira avançou, fez-se uma leitura da posição geopolítica brasileira e registrou-se: the Great Third World, o Grande Terceiro Mundo. Não importa se a tradução está correta, o importante é a potência e sincronicidade da primeira banda de Punk Rock de Cuiabá, com uma mulher no vocal - a Rosi Pando, lá nos idos de 1988.

A GTW já teve várias formações, mas sempre com a voz de Rosi Pando, seguiu de forma ininterrupta até 1998 e ficou “suspensa” até 2018.

Até quando Joe Fagundes, guitarrista, resolveu fazer um tributo aos 30 anos de formação da banda. Mas Rosi Pando não morava mais em Cuiabá desde o fim dos anos 1990.

Joe, então, pensou um motivo mais ‘forte’ para trazê-la à HellCity e “inventou” de fazer um documentário sobre aquela banda que tanto influenciou o cenário regional. Foi quando nasceu o documentário “Entre Mortos e Feridos, Salvaram-se Quase Todos - GTW 30 Anos Depois”.

Além de Rosi no vocal, Joe na guitarra e Jacaré no baixo, completam a banda Capileh Charbel na guitarra e Fabrício Roder na bateria.

A Galeria do Pádua

A Galeria do Pádua também ficou "pausada". Precisou de 15 anos para receber novamente um show de rock. O lugar comandado pelo artista plástico Pádua Nobre é conhecido pelas artes esculpidas nas paredes e já foi palco de importantes eventos culturais na cidade.

“Esta casa abre as portas não só para o rock, mas para todos os tipos de arte. Ficamos felizes em ter aqui uma banda icônica como a GTW, mas somos pequenos diante da grandeza do rock. Esta casa não é uma casa de shows, é uma casa de artes. Então tanto a música quanto o teatro, a dança, as artes plásticas, a poesia, sempre serão bem-vindos”, explica o artista plástico Pádua Nobre.

Serviço
Lançamento do disco GTW – Vol. I
Data: sábado (9), a partir das 16h
Local: Galeria do Pádua - Avenida Miguel Sutil, 9803
Ingressos: R$ 30 - vendas no local

Arte:Jomar Brittes

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet