Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
12:50:12
informe o texto

Notícias / Diversidade

11/07/2022 às 13:03

Coletivo Negro Universitário ministra gratuitamente, nesta segunda, palestra on-line sobre linguagem

“Linguagem e Questões Étnico-raciais” será conduzida pelo doutor em Letras Jefferson Campos

Priscila Mendes

Coletivo Negro Universitário ministra gratuitamente, nesta segunda, palestra on-line sobre linguagem

Foto: Reprodução / Facebook

O Coletivo Negro Universitário, da Universidade Federal de Mato Grosso (CNU/UFMT) promove nesta segunda-feira (11), de forma on-line, a palestra “Linguagem e Questões Étnico-raciais”, a ser ministrada pelo professor Dr. Jefferson Gustavo dos Santos Campos. A atividade será ao vivo, pelo canal do coletivo no Youtube, e ocorre às 18h (horário de Cuiabá). É possível acionar o lembrete neste link.

Essa é a primeira palestra do curso “Na txintxa: descomplicando a escrita acadêmica!” e compõe primeiro módulo, intitulado "Você sabe escrever, xô mano! Engenhosidades Descolonizadoras".

Segundo a coordenadora geral do CNU, Lupita Amorim, promover palestras abertas é uma forma de ampliar o acesso de pessoas interessadas na temática, mesmo não inscritas. “Fizemos dessa forma para que mais pessoas possam participar das nossas discussões”, comentou ao Entretê. O cronograma prevê, ainda, aulas - fechadas a matriculados no curso, voltado para estudantes negros e cotistas dos campi da UFMT.

Jefferson Campos, doutor em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), explica que a palestra tem caráter reflexivo. “Proponho uma conversa sobre como a ideia de língua, no Brasil, é carregada de resquícios do processo de colonização e de manutenção das relações de poder, disfarçadas de teorias científicas amplamente difundidas, seja no ensino de Línguas, seja nas produções midiáticas ou em debates em circulação pelas redes sociais”, contextualiza.

O curso “Na txintxa: descomplicando a escrita acadêmica!” visa “disseminar técnicas de comunicação de escrita capazes de prover habilidades de estudantes negros e negras ingressantes nos cursos de graduação da UFMT para a produção de textos acadêmicos”, segundo compõe material de divulgação do CNU. Quem não puder assistir à palestra ao vivo pode acessar o conteúdo a qualquer momento, tendo em vista que o vídeo permanecerá no canal do coletivo.

“A palestra será aberta a todas as pessoas interessadas nas discussões sobre a linguagem e questões etnico-raciais, apresentando como esta temática é também uma revindicação dos movimentos sociais negros, visto que utilizamos dela para combater o racismo que sofremos diariamente na escola, universidade, trabalho, dentre outros”, ressalta Lupita.

Mais informações, pelos e-mails coletivonegrodaufmt2015@gmail.com e escritanatxintxa@gmail.com. Redes sociais: @cnuufmt no Instagram e no Facebook.

Serviço
Palestra Linguagem e questões étnico-raciais, pelo professor Dr. Jefferson Gustavo dos Santos Campos
Data: Segunda-feira (11), às 18h (horário de Cuiabá)
Local: Ao vivo e on-line, no canal do Youtube do CNU/UFMT
Realização: Coletivo Negro Universitário/UFMT/Cuiabá
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet