Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
09:47:30
informe o texto

Notícias / Música

14/07/2022 às 18:16

Ana Rafaela lança novo álbum nas plataformas digitais nesta sexta

"Despertar" tem 8 faixas e demonstra momento de renascimento da cantautora cuiabana

Entretê

Ana Rafaela lança novo álbum nas plataformas digitais nesta sexta

Foto: Assessoria

A cantora e compositora cuiabana Ana Rafaela lança, nesta sexta-feira (15), nas plataformas digitais de música, o novo álbum “Despertar”. A ex-The Voice se consagra como grande intérprete e inclui no repertório canções inéditas de artistas renomados como Roberta Campos, Tó Brandileone, Paulo Novaes, César Lacerda, Phill Veras e Tuca Oliveira.

O álbum vem ao público após dois anos de longa espera. Uma turnê de lançamento estava planejada para o primeiro semestre de 2020, quando o mundo foi afetado pela pandemia da covid-19.

“A pandemia varreu vidas, sonhos, economias, planos, mas eu me mantive firme. Pode-se imaginar que o título do disco tenha sido dado em decorrência dos eventos que envolveram a interrupção de seu lançamento. No entanto, o título ‘Despertar’ surgiu durante as gravações, durante os meus processos internos e pessoais que a carreira de cantora desperta. Tenho muito orgulho do resultado. Espero tocar as pessoas de uma forma especial”, afirmou Ana Rafaela.

O álbum é fruto do encontro em São Paulo de Ana Rafaela com Raul Misturada, produtor musical do disco, e César Lacerda, diretor artístico. Ambos os artistas, tal qual Ana, são retirantes, conhecem a experiência de viver longe da origem. Raul Misturada é cantautor pernambucano, parceiro de artistas como Vitor Ramil e Zeca Baleiro, e produtor musical com currículo vasto. César Lacerda é mineiro e está presente em mais de 50 discos, gravados por artistas como Maria Bethânia e Gal Costa.

Tanto Raul quanto César logo enxergaram em Ana Rafaela o DNA de uma intérprete potente: aquela voz habilidosa adequada para canções com novos tons e sabores.

E foi assim que César Lacerda selecionou para o projeto oito canções especiais, de um time de compositores e compositoras que vem se destacando no cenário nacional da nova música popular no país.

A canção que abre o disco é também aquela que dá nome ao trabalho. “Despertar” é de autoria de Paulo Novaes, ganhador do Grammy Latino em 2021, ao lado de Ana Caetano, na categoria “Melhor Canção em Língua Portuguesa”. Em seguida, é a vez de Ana Rafaela interpretar Luth Peixoto, inspirado compositor tocantinense. Num dueto exuberante com Tó Brandileone, cantor, produtor, multi-instrumentista e compositor da banda 5 a Seco, também vencedor do Grammy Latino em 2021, “Você e eu” já havia sido lançada em 2019.

“Eu vi quando você chegou” é a terceira canção do álbum. Fazendo uma parceria conceitual com a música anterior e insistindo na temática romântica, a canção de César Lacerda versa sobre aqueles rápidos segundos em que olhares se cruzam numa festa e nasce ali uma paixão, um amor à primeira vista.

Em seguida, “Pássaros a Voar” retoma o entusiasmo que abre o disco. Todavia, esse afeto vem carregado de sentidos meditativos. Escolhida a dedo, a canção é uma parceria da hitmaker Roberta Campos com César Lacerda.

Após passar pela frustração por ter os seus projetos adiados, o inferno pessoal de ver seus sonhos impedidos, o álbum “Despertar” é o renascimento da cantora. E a canção “Esse momento”, quinta do álbum, é para se cantar com sorriso no rosto, peito aberto, sonhos projetados.

Ana Rafaela também traz uma interpretação toda própria e contemporânea do grande clássico nacional “Por Que Brigamos?”, na sexta faixa.

Após transfigurar-se em lágrimas, “Despertar” vai, na penúltima canção do disco, refletir sobre a relação amorosa. A parceria de César Lacerda e Tó Brandileone celebra o que há de melhor na produção cancional de ambos em
“O amor tem formas de existir".

A última canção do disco, “Tudo de graça”, é do maranhense Phill Veras. A balada lenta, remansosa, descansa pensativa sobre a existência.

“É importante que Despertar venha a nascer neste início de segundo semestre de 2022. Neste momento onde a luz da esperança precisa ser difundida, faço um convite à celebração do encontro, a celebração de uma geração, a celebração de talentos, é a celebração da vida”, finaliza Ana Rafaela.

Despertar – Ana Rafaela:
1. Despertar (Paulo Novaes)
2. Você e Eu – feat. Tó Brandileone (Luth Peixoto)
3. Eu Vi Quando Você Chegou (César Lacerda)
4. Pássaros a Voar (Roberta Campos e César Lacerda)
5. Esse Momento (Tuca Oliveira)
6. Por que brigamos? (Neil Diamond | versão Rossini Pinto)
7. O Amor tem formas de existir (Tó Brandileone e César Lacerda)
8. Tudo de Graça (Phill Veras)

FICHA TÉCNICA

Direção Artística – César Lacerda;
Produção Musical – Raul Misturada;
Produção Executiva – Thyago Mourão;
Estúdios de gravação – Space Blues, Studio Tó Brandileone, Studio Wel Ribeiro, Studio Raul Misturada;
Mixagem – Ricardo Mosca;
Masterização – Carlos Freitas – Classic Master;
Direção Vocal – Suely Mesquita;
Preparação Vocal – Cristiane Puertas.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet