Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
22:38:33
informe o texto

Notícias / Música

19/07/2022 às 19:30

Coral da UFMT volta ao palco neste fim de semana com ação solidária

O ingresso são 2kg de alimentos não perecíveis; para entrar, é necessário o uso de máscara

Entretê

Coral da UFMT volta ao palco neste fim de semana com ação solidária

Foto: Reprodução / Facebook

Os corais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão de volta ao palco do Teatro da UFMT com um novo espetáculo. “Redescobrir” é o nome do concerto que representa o encontro entre os coralistas e o palco mais de dois anos e meio depois do início da pandemia de covid-19, neste sábado (23), às 20h, e neste domingo (24), às 18h. O Coral UFMT e o Coral da Terceira Idade da UFMT realizam apresentações em meio a uma rotina de cuidados, com ação social: os ingressos são 2kg de alimentos não perecíveis.

A maestra do Coral da UFMT, Dorit Kolling, explica que a retomada acontece com muita atenção para a saúde dos coralistas, especialmente do Coral da 3a Idade. “A gente pede o carinho de que o público compareça de máscara, até porque a gente vai ter no palco pessoas idosas, com alguma comorbidade; tanto do coral adulto, quanto do Coral da 3ª Idade”, relata a maestra, acrescentando que os ensaios do grupo acontecem com os participantes de máscara. Dorit Kolling reforça a necessidade de cuidados para evitar aglomerações no final das apresentações dos corais.

O espetáculo “Redescobrir” está sintonizado com a dinâmica de funcionamento do coral durante a pandemia, que parou nos dois primeiros meses da covid-19 por causa das medidas de isolamento físico. “Paramos com os ensaios, mas continuamos a produzir partituras, gravações e tudo mais da equipe de trabalho do Coral. O pessoal pediu para voltar e ao mesmo tempo a gente descobriu vários coros no mundo inteiro e no Brasil em uma nova forma de fazer coral que é a possível durante a pandemia”, relata a maestra. Chamadas de vídeo foram a estratégia adotada para os ensaios no período para manter a união do grupo.

A maestra ressalta que, mesmo com estas iniciativas o objetivo de cantar junto manteve-se. “A gente estava com muita vontade de voltar e muita saudade de contar com os colegas, que é o conceito básico da atividade coral. Então, entre março e abril retomamos as atividades presenciais com distanciamento e poucas pessoas na sala. A medida que o cenário ia melhorando todas as pessoas vacinadas voltaram e começamos a construir este espetáculo. O redescobrir vem daí, de estar ao lado de alguém e descobrir o canto coletivo”, exalta a maestra sobre a magia de estar no palco novamente.

A apresentação conta com músicas de Gonzaguinha e os corais da 3a Idade e da UFMT. “Participa o Coral da 3a Idade, que é um projeto de extensão, da UFMT e o Coral da UFMT, que é o equipamento cultural criado há 42 anos com atividade sempre contínua”, comenta a maestra Dorit Kolling.



Ingressos serão trocados por 2kg de alimentos

As apresentações nos dias 23 e 24 de julho são também atos de solidariedade com a arrecadação de alimentos para a Associação Fome Não (Afon). O ingresso são 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para pessoas que estão em situação de insegurança alimentar.

“Todos os eventos que o Coral realiza são feitos a partir de trocas, com raras exceções. Já tivemos parcerias com o Papai Noel Pantaneiro para a doação de livros. Já doamos para o Hospital de Câncer”, comenta a maestra Dorit Kolling.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet