Cuiabá, domingo, 07/06/2020
04:49:33
informe o texto

Notícias / Cinema

12/05/2020 às 09:29

Cineasta revela universos da cultura mato-grossense em exibições online

Quatro obras de João Manteufel serão compartilhadas nas redes sociais do Cine Teatro Cuiabá

Maria Clara Cabral

Cineasta revela universos da cultura mato-grossense em exibições online

O artista plástico Gervane de Paula é um dos personagens dos filmes de João Manteufel

Foto: Divulgação

Gervane de Paula, Eduardo Mahon e Ivens Scaff são algumas das personalidades da cultura mato-grossense que tiveram seus universos revelados pelo conterrâneo João Manteufel. Quatro obras do cineasta serão compartilhadas nas redes sociais do Cine Teatro Cuiabá, em uma “sessão” da Temporada de Filmes Online.
 
O compartilhamento dos filmes
João Manteufel ocorre semanalmente no Facebook, sempre às 19h30, mantendo o dia da semana e horário em que tradicionalmente acontecem as sessões presenciais.

Durante toda primeira quinzena do mês, estarão disponíveis: 
‘Ivens, o poeta bem comportado (2013)’, ‘O mundo animal de Gervane de Paula’ (2016)’, ‘Palavras (2018)’ e ‘O universo de Eduardo Mahon (2019)’.

Enquanto durarem as medidas de distanciamento social, a Temporada de Filmes difunde conteúdos audiovisuais independentes, com ênfase na produção realizada em Mato Grosso, através das redes sociais do Cine Teatro Cuiabá e do Cineclube Coxiponés da UFMT.

A ação também tem parceria da REC-MT (Rede Cineclubista de Mato Grosso).


O cineasta

João Manteufel é roteirista, cineasta e graduado em Publicidade e Propaganda pela UFMT. Trabalhou como diretor de criação em grandes agências, no Brasil, e como diretor de arte, em Londres. Em cinema, estudou roteiro na PUC/Rio e na Fundição Progresso, com Claudio MacDowell. Iniciou a faculdade de direção na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que, por conta do retorno a Mato Grosso, não concluiu. 

O trabalho atual de Manteufel está concentrado em sua agência de publicidade, a Donamaria, atual vencedora do Grand Prix de Rádio do Prêmio TVCA de Criação Publicitária, e em sua produtora, a Seu João, cujas obras audiovisuais receberam, entre outros prêmios, o de Melhor Direção no FestCine Poços de Caldas 2019.

Manteufeu recebeu mais de 50 prêmios, entre publicidade, cinema e Salão Jovem Arte Mato Grosso, além de ter sido finalista do Concurso de Contos do Rio 2008, do Jornal O Globo. João é casado com Lilian Santanna, sua sócia e produtora. Eles são pais de três filhos.


João Manteufel é roteirista, cineasta e publicitário. Foto: Divulgação

Links para os filmes

Ivens, o poeta bem comportado
(2013, 47’, classificação livre)


O documentário recupera elementos da cultura cuiabana, do Siriri à Liu Arruda, onde o médico infectologista e professor de medicina Ivens Cuiabano Scaff encanta a todos com sua singela percepção de mundo. No filme, Ivens esbanja sua simplicidade, simpatia e até sua rebeldia, revelando sua pluralidade e intenso amor à terrinha.

O mundo animal de Gervane de Paula
(2016, 24’, classificação 12 anos)

Um retrato nu e cru do artista Gervane de Paula, que se transvestiu de bicho, que nasceu pobre e nunca teve outro trabalho a não ser o de artista plástico, que carrega consigo marcas do preconceito. 
Gervane partilha segredos e dores de sua trajetória até chegar à premiada exposição homônima ao filme, que rodou o país em 2017. O artista apresenta a exposição-instalação ou instalação-exposição, revelando detalhes da concepção, do processo criativo, de seus questionamentos, tornando-se, verdadeiramente, seu manifesto.

Palavras
(2018, 26’, classificação livre)

Documentário que fala muito mais do que da palavra, mas das pessoas que fazem uso dela para viver. Seja como escritor, como jornalista, como professor, como roteirista, como editor, como poeta, músico e até como advogado. O poder que a palavra exerce nessas pessoas e nas que elas tentam influenciar, persuadir ou simplesmente contar o que estudam, o que pensam, o que sentem e o que imaginam.

O universo de Eduardo Mahon
(2019, 4’, 12 anos)

São apresentadas as virtudes, o descaso, a evolução, o retrocesso, as impressões e as depressões das obras do escritor Eduardo Mahon, contadas por ele mesmo.



‘O universo de Eduardo Mahon’ será exibido pela primeira vez. Foto: Divulgação

Cine Comentário Sonoro

Para complementar a difusão online dos filmes de João Manteufel, o realizador participa da série “Cine Comentário Sonoro”, onde compartilha memórias sobre o processo de realização do curta Palavras (2018, 26’), eleito melhor documentário independente pelo júri popular da MAUAL 2018.

O episódio poderá ser acessado na página do Facebook do Cineclube Coxiponés, nesta quinta-feira (14), a partir das 19h.
Todos os episódios estão disponíveis no canal do YouTube do Cineclube Coxiponés.  

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet