Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:17:36
informe o texto

Notícias / Cinema

25/07/2022 às 12:19

Documentário e show relembram Chico Gil, nesta terça, no Cine Teatro

A homenagem ao Rei do Lambadão marcam os 22 anos da morte do cantor

Entretê

Documentário e show relembram Chico Gil, nesta terça, no Cine Teatro

Foto: Arquivo Pessoal

Assim como outros gêneros musicais, o lambadão - genuinamente mato-grossense - também tem seu rei: Chico Gil, artista mais popular do gênero híbrido, que resulta da fusão do rasqueado com o carimbó e a lambada.

Por sua notoriedade, Francisco Guia de Souza ganhou um documentário que traz à luz fatos até então desconhecidos de sua biografia e carreira. “Sua majestade, Chico Gil”, da jornalista Lidiane Barros, terá sessão de estreia na terça-feira (26), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A entrada é gratuita.

A exibição ocorre em memória do cantor, que morreu em acidente de carro no dia 30 de julho de 2000, quando cumpria agenda de shows. A partir das 19h30, é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro.

Depois da exibição do documentário haverá show do artista Paulo Monarco que cantará hits do saudoso Chico Gil. Artista premiado e reconhecido por seu trabalho autoral na MPB, Monarco tem se dedicado a apresentações com repertório regado a clássicos do lambadão. Acompanham-no na empreitada os músicos Paulinho Nascimento (baixo), Bruno de Lima (percussão), Vinicius Barros (bateria) e a tecladista, Pretta Jana.

No evento, estará à venda o livro homônimo, com 18 crônicas com mais histórias da carreira do cantor.

Hits conduzem o documentário

O filme documental foi construído com base em algumas das principais canções do cantor. Elas conduzem o documentário que conta histórias do homenageado com relatos de familiares, amigos e parceiros artísticos. Eles voltam no tempo para apresentar Chico Gil às novas gerações.

“Tendo como base a história de criação de algumas de suas músicas mais conhecidas, revela a gênese do lambadão e também como se articula sua cadeia produtiva”, explica Lidiane Barros. A lado dela, na realização do documentário, estão Protásio de Morais e Rosano Mauro Jr, ambos na direção de fotografia, e Joana Castro, que assina a edição.

O projeto

O documentário e o livro são parte do projeto “Sua majestade, Chico Gil”, aprovado no edital Mestres da Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), com recursos da Lei Aldir Blanc.

O pacote do projeto inclui ainda um site oficial do cantor (www.chicogil.com.br), além da discografia do cantor totalmente organizada em plataformas de streaming como Youtube e Spotify.

Participam também do projeto a jornalista Maria Clara Cabral, o designer gráfico Rodrigo Porks e os editores Ramon Carlini e Elaine Caniato, da Editora Carlini e Caniato. O apresentador de TV, Veni Bulhões, também colaborou, cedendo imagens de acervo.

“Com trajetória artística reconhecida pela periferia e Baixada Cuiabana, o cantor e compositor Chico Gil passou de garimpeiro a rei, escrevendo seu nome na história da cultura mato-grossense”, comenta Lidiane. "E agora, com aval institucional, passa a ser reconhecido também, como Mestre da Cultura de Mato Grosso".

Ela ressalta que, até a conclusão do projeto selecionado no edital, “pouco se sabia sobre a personalidade do homem que de filãozeiro no garimpo de ouro – onde tinha como ritual cheirar mercúrio para dar sorte -, ergueu seu próprio reinado conquistando súditos fiéis com sua coroa cacheada e cetro microfonado”, brinca.

São entrevistados do documentário o empresário Sérgio França e o artista Edmilson Maciel (primeiro e segundo empresários de Chico Gil, respectivamente); o trompetista Levi Barros, que acompanhou o cantor em shows; a viúva Eliney Souza e o filho Cledeley, o Catinha; o produtor musical, Alcemar Matos; os músicos Júnior Magrão e José Moraes, que introduziram Chico Gil no lambadão e a dançarina Daiana Emília, que no último momento desistiu da viagem em que o cantor morreu.

Mais informações,
@suamajestadechicogil no Facebook e no Instagram.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet