Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:36:30
informe o texto

Notícias / Cinema

02/08/2022 às 18:50

Filme gravado em MT sobre um Brasil 'agroambiental' será exibido no Sesc Arsenal nesta quinta

O documentário "Brasil Novo - Conflitos do Desenvolvimento" terá exibição gratuita, com a presença do diretor Caio Vecchio

Priscila Mendes

Filme gravado em MT sobre um Brasil 'agroambiental' será exibido no Sesc Arsenal nesta quinta

Destaque do cartaz

Foto: Reprodução

O Sesc Arsenal vai exibir gratuitamente, na quinta-feira (4), às 19h30, o documentário de longa-metragem “Brasil Novo - Conflitos do Desenvolvimento”, com a presença do diretor Caio Vecchio, da Encruzilhada Filmes - que vive em uma ponte entre São Paulo e Mato Grosso, tendo em vista que a família dele é proprietária do Grupo Roncador, de produção agropecuária, com raízes em Querência (MT).

O longa documental parte de um fato emblemático: a falta de interesse dos jovens em terem filhos por medo do futuro ambiental do planeta. Essa ansiedade climática é o pano de fundo para uma mosaico de reflexões sobre os desafios e as oportunidades desse grave momento histórico.

Disposto a tecer uma narrativa de compreensão desse e de outros temas que atravessam as questões ambientais, produtivas e sociais, sobretudo a brasileira, o diretor Caio Vecchio conversa com um grupo diversificado de entrevistados que nem sempre compartilham o mesmo ambiente. O objetivo dele foi criar um mosaico de opiniões plurais para tentar atingir um público mais amplo.

Para a produção, houve gravações presenciais em São Paulo e em Mato Grosso, além de algumas entrevistas on-line. Entre os entrevistados, estão o sociólogo Ricardo Abramovay, Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas; o ex-ministro Aldo Rebelo; o professor Evaristo de Miranda; a dramaturga Edmara Ruy Barbosa; lideranças indígenas como Marcelo Kamayura - do Território Indígena Xingu, na região do Araguaia mato-grossense, além de ativistas jovens, escritores, produtores rurais, estudiosos entre outros.

“É preciso acreditar no Brasil Novo, uma democracia agroambiental e multirracial que luta para encontrar seu lugar ao sol entre as grandes potências mundiais! Exportar alimentos e ainda conservar mais de 60% do território deveria ser motivo de orgulho nacional e estímulo para valorizá-la, antes que seja extinta. O brasileiro precisa se orgulhar desse diferencial e cobrar do mundo mais conservação e a criação de mercados que paguem pelos serviços ambientais prestados pela biodiversidade conservada”, reflete Caio Vecchio que, além de cineasta, é produtor rural e ativista agroambiental.

A obra acaba esboçando a visão de um novo paradigma onde o Brasil, grande produtor de alimentos e conservador da maior biodiversidade do planeta, deveria ser um líder. Mas para que isso aconteça, é necessário assumir os erros e encontrar soluções; e as leis que regem a relação da ocupação humana com a conservação devem ser cumpridas e fiscalizadas à risca. Além disso, países ricos e sem biodiversidade devem imediatamente reconhecer, valorizar e pagar pelos serviços ambientais prestados, para que a natureza continue trabalhando.

“Neste filme, dividi a missão de refletir sobre o nosso futuro com cabeças privilegiadas e de opiniões diversas, partindo de um desafio humano: tentar responder a angústia dos jovens, confrontados com a crise das mudanças climáticas e nesse mosaico de opiniões, terminei aprendendo muito mais do que eu imaginava”, confessou Caio Vecchio.

Quem não tiver a oportunidade de ver o filme na telona do Cinema do Sesc Arsenal pode se programar para ver o longa on-line a partir de 13 de agosto, no site www.encruzilhadafilmes.com.br.

Curso gratuito de roteiro

O roteirista do filme, Cacau Guarnieri, vai oferecer uma Masterclass sobre roteiro no próximo sábado (6), às 10h, por meio de videoconferência on-line. A formação será de 2 horas e a participação é gratuita, sendo necessário inscrever-se neste link.

Cacau Guarnieri é dramaturgo, roteirista e estrategista web. Trabalhou como autor e ator teatral durante a década de 1990, passou a atuar como roteirista de cinema nos anos 2000, produziu roteiros para games e para obras audiovisuais para web, atua como roteirista de podcasts, entre outras experiências.

Ficha Técnica de Brasil Novo - Conflitos do Desenvolvimento
2022 | Brasil | Documentário
Direção: Caio Vecchio, Roteiro: Cacau Guarnieri, Produção Executiva: Camila Alves e Ivy Almeida, Direção de Fotografia: Sylvestre Campe, Montagem: Nando Dias Gomes, Som Direto: Formiga Matarazzo, Pós-Produção de Som: Tímpano Audio Design, Trilha Sonora Luís Santiago Málaga, Tímpano Audio Design.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet