Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
22:10:32
informe o texto

Notícias / Cinema

05/08/2022 às 10:22

O cinema e o combate à violência contra a mulher: confira 5 produções para marcar o Agosto Lilás

Este ano, a Lei Maria da Penha completa 16 anos! Por isso, o Entretê indica obras que retratam a luta feminina contra a violência de gênero

Paulo Henrique Fanaia

O cinema e o combate à violência contra a mulher: confira 5 produções para marcar o Agosto Lilás

Cena do filme O Homem Invisível

Foto: Reprodução

Este mês é conhecido, no Brasil, como o “Agosto Lilás”, uma campanha pensada para combater a violência contra a mulher. A data relembra a promulgação da Leinº 11.340, de 2006, que "cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher", conhecida como Lei Maria da Penha.

Maria da Penha, uma das poucas personagens brasileiras a "nomear" uma lei, foi vítima de uma série de violências provocadas pelo próprio marido e trilhou uma jornada de vários anos para - sem legislação específica à época - encriminá-lo.

Foi reconhecendo a importância de tal campanha que o Entretê! preparou uma lista de cinco produções cinematográficas que mostram a importância da luta feminina pela eliminação da violência contra a mulher.

O Homem Invisível (The Invisible Man - 2020 – 120 min - Dirigido por Leigh Whannel)

Quando o ex-namorado abusivo de Cecilia tira a própria vida, ela suspeita que a morte dele tenha sido uma farsa. Como uma série de coincidências se torna letal, Cecilia trabalha para provar que está sendo caçada por alguém que ninguém pode ver.

Pra começar a lista de forma grandiosa, nada melhor do que esta produção recente, que já nasceu gigante. Com uma atmosfera de terror e suspense, “O Homem Invisível” é uma metáfora muito bem feita de como é difícil para uma mulher sair de um relacionamento abusivo. Durante todo o tempo, a personagem vivida por Elisabeth Moss, a mesma atriz de The Handmaid’s Tale, tenta pedir ajuda para amigos, mas todos a chamam de louca. Sem dúvida um filme necessário e aterrorizante.

Disponível na Apple TV e Google Play.



Bom Dia, Verônica (2020 – 2 temporadas - Dirigido por José Henrique Fonseca)

Verônica Torres trabalha como escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo e tem uma rotina bastante entediante. Após presenciar um suicídio, ela precisa lutar contra os traumas do passado e acaba tomando uma arriscada decisão: usar toda a sua habilidade investigativa para ajudar duas mulheres desconhecidas. A primeira é uma jovem que se vê enganada por um golpista na internet. Já a segunda é a esposa submissa de Brandão, um policial de alta patente que a maltrata e leva uma vida dupla.

Com um elenco de peso composto por Tainá Müller, Camila Morgado e Eduardo Moscovis, a série mostra a rotina de mulheres que sofrem abusos físicos, psicológicos e financeiros. Com atuações incríveis, algumas cenas podem causar gatilhos psicológicos nos espectadores, mas tal qual “O Homem Invisível”, ela é obrigatória.

Disponível na Netflix.



O Renascimento do Parto (2013 – 90 min - Dirigido por Eduardo Chauvet e Érica de Paula)

Primeiro de uma série de filmes, o documentário mostra mães e profissionais da área da saúde que abrem o jogo sobre suas experiências com a prática da cesárea, cada vez mais controversa no Brasil. O filme denuncia os mitos que sustentam a prática excessiva de cesarianas e outras intervenções durante o parto.

Disponível na Netflix.



The Handmaid’s Tale (2017 – 4 temporadas – Produzido por Bruce Miller)

Depois que um atentado terrorista ceifa a vida do presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção católica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do Antigo Testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma "handmaid", ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planejados pelo sistema.

Disponível na Paramount, Globo Play e NetNow.



Coisa Mais Linda (2019 – 2 temporadas)

Ambientada em São Paulo, no final da década de 50, onde Maria Luiza, uma moça conservadora e completamente dependente de dois homens: seu pai e o marido. Sua vida toma um rumo completamente diferente quando o marido desaparece ao viajar para o Rio de Janeiro a fim de montar um restaurante. Maria Luiza segue os rastros do marido, e descobre que ele transformou o sofisticado negócio numa casa noturna. Em terras cariocas, a jovem descobre então um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais e ao som da Bossa Nova.

Disponível na Netflix.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet