Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
18:43:20
informe o texto

Notícias / Diversidade

09/08/2022 às 13:33

Muriel, drag vivida por Muryllo Lorensoni, representará Mato Grosso no Miss Brasil Gay 2022

A personagem nasceu depois que Muryllo entendeu que Muriel poderia contribuir para o seu doutorado

Entretê

Muriel, drag vivida por Muryllo Lorensoni, representará Mato Grosso no Miss Brasil Gay 2022

Foto: Divulgação

Desde muito jovem, apaixonado pela moda e concursos de beleza, Muryllo Lorensoni, que dá vida à Muriel, decidiu fazer dessa paixão objeto de estudo no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante o doutorado. Tendo sido eleita a Miss Mato Grosso Gay em 2021, a drag Muriel será a representante do estado na competição nacional Miss Brasil Gay 2022, que será realizado em Juiz de Fora (MG), no próximo dia 20.

Aos 12 anos de idade, Muryllo já produzia concursos de beleza no interior do Paraná, onde nasceu. Quando se mudou para Cuiabá, em 2009, esse contato com o universo da beleza se intensificou. Desenvolveu habilidades de fotógrafo e produtor de moda, sempre com foco em concursos de beleza, o que fez com que ele permeasse por esse círculo de profissionais e amantes do mundo miss.

“Entendo que os concursos de beleza são um produto da cultura urbana, presentes em nosso cotidiano e imaginário. Embora, muitos os subjulguem, os certames de beleza se mostram fortes e potentes, com repercussão em todo o mundo. Essas competições se atualizam com o tempo”, comenta Lorensoni.

Ele explica que o transformista não assume uma identidade de gênero, como transexuais e travestis. “O transformismo não é um gênero. É uma forma de expressão artística que tem um tempo ou período determinado, pautado pela performance. O Muryllo não é Muriel. Muryllo é Muriel em uma performance artística. É o ir e vir”, contextualiza.

No processo de doutoramento, não demorou para que o publicitário percebesse que teria melhor resultado caso passasse por uma experiência que o fizesse entender profundamente o Miss Mato Grosso Gay. Inicialmente, não pensou em se tornar transformista, mas com o passar do tempo, aliado ao apelo dos professores, viu que esse era o caminho a ser seguido.

Com a vitória na edição estadual do Miss Mato Grosso Gay 2021, agora
Murylloquer dar o título nacional para Muriel. "Recentemente, Muriel recebeu uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), participou de diversas ações sociais em Cuiabá e outras cidades do Estado de Mato Grosso, em prol das crianças, da comunidade LGBTQIA+ e das mulheres. “Isso não passava pela minha cabeça”, acrescenta Lorensoni.

Muryllo entendeu que conquistar o título estadual para a personagem, e futuramente, o nacional, abre espaço para diálogos e discussões em tantos outros campos. “Vencer um concurso como o Miss Brasil Gay Oficial é muito maior do que parece. Me coloca em uma posição de destaque dentro da comunidade LGBTQIA+, que para mim é muito interessante, porque penso que posso utilizar de forma bastante produtiva e militante”, finaliza.

Sobre o Miss Brasil Gay

Em 1976, na cidade de Juiz de Fora, o cabeleireiro Francisco Mota criou o Miss Brasil Gay. Trata-se de uma competição entre 27 candidatos (26 estados brasileiros e o Distrito Federal), em que é eleito o mais belo transformista do país.

A principal regra é: os concorrentes devem ser do sexo masculino, não podem ser travestis ou mulheres transexuais, sendo proibidas as intervenções cirúrgicas estéticas. O evento é conhecido internacionalmente, fato que lhe rendeu o registro como patrimônio imaterial do município em 2007.


Serviço
Miss Brasil Gay 2022
Data: 20 de agosto
Local: Juiz de Fora (MG)
Representação de MT: Muriel Lorensoni

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet