Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:51:34
informe o texto

Notícias / Artes visuais

10/08/2022 às 18:42

Tem exposição sobre a essência cultural de Mato Grosso dentro e fora da galeria do Sesc Arsenal

Logo na entrada da unidade, há um mural inspirado nas produções ancestrais, assinado pela artista visual Paty Wolff

Entretê

Tem exposição sobre a essência cultural de Mato Grosso dentro e fora da galeria do Sesc Arsenal

Foto: Divulgação

Uma imersão na cultura regional é a proposta da exposição “Ser Mato-Grossense”, aberta para visitação na galeria do Sesc Arsenal, em Cuiabá. As obras proporcionam um passeio pelo tempo por meio do olhar de artesãos, músicos e artistas plásticos.

Os visitantes poderão conhecer mais sobre os costumes, crenças, cerimônias religiosas e tradições de Mato Grosso. Os curadores utilizam peças do acervo do Sesc/MT. Entre os elementos em destaque estão fotos, quadros, trajes utilizados na dança dos mascarados em Poconé, violas-de-cocho e cerâmicas moldadas por povos indígenas da etnia Iny Karajá.

A galeria está aberta ao público de terça a sábado, das 14h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h.

Tecitura de ancestralidade

Antes de entrar na galeria, logo na entrada do Sesc Arsenal, está disponível para visitação um mural assinado por Paty Wolff. Os desenhos riscados em papelão descortinam personagens tipicamente mato-grossenses com cores que retratam o calor da arte local.

A obra da artista plástica é carregada de referências ancestrais. Natural de Cacoal, em Rondônia, ela chegou à capital do estado quando criança, aos dois anos, e se reconhece como mato-grossense. Sua inquietação para conhecer suas raízes familiares a conduziram em uma longa pesquisa cujas referências influenciam nos traços moldados com estilete e pincelados com tinta acrílica.

“Faço uma conversa com o acervo sobre a cultura mato-grossense a partir das referências que encontrei em livros e arquivos de fotografias, dando vida a personagens conhecidos, como dona Danda, que todos os anos participa da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá”, compartilhou.

Serviço
Exposição “Ser Mato-Grossense”
Horários para visitação:terça a sábado, das 14h às 21h; e aos domingos, das 14h às 20h.
Endereço:Sesc Arsenal - Rua 13 de Junho, 1435, Centro Sul, Cuiabá
Entrada gratuita

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet