Cuiabá, domingo, 07/06/2020
06:31:17
informe o texto

Notícias / Música

17/05/2020 às 17:00

Em vinil, coletânea internacional traz faixas da lendária banda cuiabana GTW

O selo punk e hardcore Sinistro Records reúne 10 bandas "das antigas" do Brasil e países da Europa

Maria Clara Cabral

Após mais de três décadas da primeira formação, a banda G.T.W., pioneira do underground cuiabano, lança em tempos de streaming a gravação de dois clássicos em disco de vinil. As faixas integram a primeira coletânea da Sinistro Records, selo que conecta bandas de músicos consagrados na cena independente do Brasil e de países da Europa.

O primeiro volume reúne 10 bandas old school – "das antigas" – da Alemanha, Espanha e Brasil. 
Skarros, banda mato-grossense com 16 anos de história, e a Suco Gástrico, banda de São Paulo, ativa desde 1988 e com nova formação em Mato Grosso há quatro anos, também integram a coletânea.

“A ideia da Sinistro é apresentar as bandas de lá para cá e vice-versa. Bandas antigas, bandas novas com integrantes antigos e trabalhos reconhecidos fora do país, mas pouco conhecidos aqui”, conta André Becker, representante brasileiro da Sinistro Records.

Com sede em Cuiabá e Cantabria, na Espanha, a Sinistro Records trabalha exclusivamente com discos vinil e fitas cassetes. A coletânea é um LP colorido de 140 gramas, importado da Europa.

"Esse é o formato mais clássico, de resistência. A qualidade com certeza é bem melhor. Lá fora o vinil nunca parou e hoje já temos vitrola até com entrada USB no Brasil", destaca Becker.

A coletânea também traz as bandas Razzia (Frankfurt, 1979) Unholy Alliance (banda de ex-integrantes da Ex English Dogs, 1980), Condenados (ABC paulista), Rat -Zinger (país basco), Dachlawine (banda feminista da Alemanha), 8 Milímetros (RJ, 1992) & Asco (Santos SP).


O primeiro volume chegou em Cuiabá em fevereiro e está à venda nos sebos Tchá Por Discos, Rua Antiga, Raro Ruído e Sebo Rock e Cia.

Sonho antigo

O encontro entre G.T.W. e Sinistro Record aconteceu no lançamento de ‘Entre Mortos e Feridos, Salvaram-se Quase Todos’, documentário sobre a história da banda, na mostra audiovisual CineCaos, em 2019.

“Era bom demais para ser verdade, uma coletânea prensada na Europa, com bandas gringas, bandas brasileiras. Mas assumimos o risco e fizemos uma vaquinha para pagar os custos”, conta Joe Fagundes, diretor do filme e ex-integrante da banda.

'Limite Animal da Vida' e 'Tetas do Estado', canções que integram a coletânea, foram gravadas no show em comemoração aos 30 anos da G.T.W., marcando o reencontro do grupo, em 2018, no Cavernas Bar. Antes do evento, que também serviu de cenário para o documentário, a banda havia encerrado as atividades em 1998.

Joe conta que a gravação em vinil era um sonho antigo. Além dos shows ao vivo, a banda havia gravado músicas apenas em demo tape e um videoclipe, em 1992, que entrou na programação nacional da MTV.

“A Rose Pando, vocalista da banda, sempre teve osonho de registrar algo da GTW em vinil, desde a década de 1990. No começo da GTW não tinha CD, era demo, fita cassete ou vinil e era muito complicado registrar material em Studio”, destaca Joe.

Serviço: a Sinistro Records está localizada na Avenida General Melo 214B. Mais informações pelo (65) 98108-7289, Instagram, Facebook ou Youtube.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet