Demorou algum tempo – e a infeliz circunstância de uma pandemia –, mas as transmissões ao vivo chegaram com tudo para conectar artistas, marcas e eventos com suas respectivas audiências. Com o isolamento social e restrições acerca do funcionamento de diversas atividades, tanto empresários quanto artistas encontraram naslivesum novo caminho, já que esperar nem sempre é uma opção para quem precisa de renda ou não pode cancelar sua programação.
Em Mato Grosso, a atmosfera intimista das transmissões ao vivo provou ser popular entre diversos públicos, sendo utilizada para vários fins – de apresentações artísticas; treinamentos e reuniões corporativas; palestras, seminários e aulas; desfiles de moda; exposição e vendas de produtos; cultos religiosos; campanhas institucionais e/ou políticas; até reuniões familiares. Entre os canais mais populares para aslives, constam Facebook, Instagram e YouTube, entre outros.
“O mundo seguiu para o online. Mesmo com o fim do isolamento social, é pouco provável que ostreamingdesapareça junto com as máscaras e demais equipamentos de proteção individual. Esse é um novo nicho de mercado, com vasto alcance de público, que ainda será muito explorado. Afinal, o conteúdo em tempo real gera respostas e dados em tempo real", comenta Alexandre Matozo, um dos proprietários do Grupo Malcom, que é referência na prestação do serviço em Cuiabá.
Alexandre complementa que a interação em tempo real remove barreiras e permite uma melhor comunicação entre todos. “As transmissões ao vivo permitem que o público participe com comentários sobre o que estão assistindo e interaja com outros espectadores, o que cria um senso de comunidade e fornecefeedbackimediato. Também transmite autenticidade. De maneira estratégica, é uma ótima ferramenta para geração de receita”, reforça.
Segundo o empresário, a transmissão ao vivo convida a marca para dentro da casa das pessoas como você convidaria um amigo. “Por exemplo, ostreamingpermite que as marcas sejam apresentadas aos consumidores por meio de uma experiência mais rica, que permite a interação e imersão. Cada demonstração de produto é como uma espécie de degustação. Sua loja pode estar fechada, mas um desfile é capaz de exibir seus produtos fora da vitrine tradicional”.
Mudança de rota
Com o avanço da pandemia de Covid-19, o Malcom Pub fechou as portas para o público externo e se desafiou a explorar novas áreas. “Isto, também como uma alternativa financeira para manter suas atividades e quadro de colaboradores. Tanto que o Malcom investiu na superação de obstáculos técnicos como forma de aprimorar a experiência dostreaming, a princípio tanto para a população quanto para os artistas na casa”, pondera Alexandre.
Nessa missão, para além de seguir as orientações de segurança preconizadas por entidades nacionais e internacionais de saúde, o Malcom buscou oferecer um serviço de qualidade. "Mesmo com equipe reduzida e medidas de proteção, nossa intenção era entregar uma experiência incrível aos clientes. Nostreaming, isso pode ser traduzido, por exemplo, como qualidade audiovisual e transmissão sem interrupções. Logo, investimos na profissionalização da nossa estrutura e equipe".
A realização de shows semanais online serviram de treino e a aquisição de equipamentos de última geração abriram portas para uma nova oportunidade de negócio. "Hoje, o Malcom compartilha essa expertise com outras empresas e entra para o mercado delives. Contamos com estrutura física, som e iluminação, profissionais capacitados, equipamentos de alta qualidade (tecnologiaBlackmagic Design), alta conexão de internet e transmissão multiplataforma", reforça Alexandre.
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