Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:19:05
informe o texto

Notícias / Cinema

26/05/2020 às 08:39

Em série de curtas comentados, Cineclube resguarda memória audiovisual de MT

No Cine Comentário Sonoro, que já tem 20 episódios, realizadores compartilham lembranças do processo de criação de suas obras

Maria Clara Cabral

Em série de curtas comentados, Cineclube resguarda memória audiovisual de MT

Foto: Arquivo Cineclube Coxiponés

O Cineclube Coxiponés dá sequência ao trabalho de 40 anos na difusão, reflexão e estímulo a produçao audiovisual mato-grossense, resguadando memória em novos formatos.

Desta vez, o clube de cinema da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revisita filmes realizados no estado em uma série de curtas-metragens comentados pelos próprios diretores.

Pelo projeto Cine Comentário Sonoro, os realizadores compartilham lembranças do processo de criação e produção de suas obras. A captação de áudio é feita pelos próprios realizadores, com edição do supervisor do Cineclube Coxiponés, Diego Baraldi.

Lançando mão da tecnologia para manter o distanciamento social em tempos de pandemia da Covid-19, a iniciativa cria, desta forma, um acervo online com obras de diferentes gêneros e gerações do cinema feito no Mato. Já são 20 episódios, todos disponíveis no canal do YouTube.

E apesar da ênfase ser a produção de Mato Grosso, seis dos episódios, publicados na Semana de Combate à LGBTfobia, contemplam realizadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte e Bahia.

Vale lembrar, a série é uma parceria entre realizadores (as), Cineclube Coxiponés da UFMT e a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT).


Bruno Bini, Tati Mendes e Amauri Tangará; realizadores comentam alguns de suas obras no Cine Comentário Sonoro. Foto: Reprodução/Facebook.


Cineclube Coxiponés

Cineclube mais antigo em funcionamento em Mato Grosso, o
Cineclube Coxiponés da UFMTrealiza ações semanais de exibição e debate de filmes, formando plateias para o cinema autoral e independente desde 1977. Em tempos de pandemia, as ações continuam virtualmente nas redes sociais, através de projetos como a Temporada de Filmes Online, em parceiria com o Cine Teatro Cuiabá.

Além do acesso ao acervo de filmes, oferece oficinas de realização audiovisual e promove a difusão e o intercâmbio de ações cineclubistas em Mato Grosso.

Desde 2002 promove a MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina -, importante janela para a produção audiovisual de curta duração em Mato Grosso. Ao longo de sua trajetória a MAUAL também vem se consolidando como a principal vitrine para a produção audiovisual universitária e independente de Mato Grosso.

Desde 2018, o Cineclube Coxiponés da UFMT integra a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), que reúne agentes e iniciativas dedicados às atividades de ativismo, difusão, debate, ensino, pesquisa, crítica, acervo e realização audiovisual.


Confira todos os episódios:

Episódio 1: ‘Pobre é quem não tem jipe’, por Amauri Tangará e Tati Mendes

Episódio 2: ‘Horizontem’, por Amauri Tangará e Tati Mendes

Episódio 3: ‘Paraizoo’, por Amauri Tangará e Tati Mendes

Episódio 4: ‘Ríos de América’, por Perseu Azul

Episódio 5: ‘Juba’, por Severino Neto e Rafael de Carvalho

Episódio 6: ‘Teodora quer dançar’, por Samantha Col Debella

Episódio 7: ‘A gente nasce só de mãe’, por Caru Roelis

Episódio 8: ‘Ciranda’, por Ângela Coradini e Felippy Damian

Episódio 9: ‘Aquele disco da Gal’, por Juliana Curvo e Diego Baraldi

Episódio 10: ‘Licor de Pequi’, por Marithê Azevedo

Episódio 11: ‘Depois da Queda’, por Bruno Bini

Episódio 12: 'Palavras', por João Manteufel

Episódio 13: ‘Verde Limão’, por Henrique Arruda

Episódio 14: ‘Sair do Armário’, por Marina Pontes

Episódio 15: ‘Adeus Estrada de Tijolos Amarelos’, por Hiran Matheus

Episódio 16: ‘Bicha-Bomba’, por Renan de Cillo

Episódio 17: ‘Caio André’, por Luiz Marchetti

Episódio 18: 'Inconfissões’, por Ana Galizia

Episódio 19: ‘Para costurar folhas secas’, por Day Rodrigues

Episódio 20: 'Majur', por Íris Alves Lacerda

O Cineclube Coxiponés está noFacebook,Instagramesite.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet