Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:17:03
informe o texto

Notícias / Turismo

15/02/2023 às 16:04

Carnaval com natureza e aventura? Confira este roteiro para curtir em Jaciara

Prefeitura incentiva o turismo e convida para o Ecofolia 2023, com cachoeiras, piscinas naturais, rafting e muito mais

Priscila Mendes

Carnaval com natureza e aventura? Confira este roteiro para curtir em Jaciara

Foto: Ascom / Jaciara

A Prefeitura de Jaciara não organizou carnaval público este ano, mas fez uma campanha para convidar toda a população para curtir os potenciais turísticos da cidade, grande referência mato-grossense em turismo de aventura e de natureza.

Jaciara é conhecida em Mato Grosso como a capital dos esportes radicais, pois é repleta de grutas, cachoeiras e corredeiras, além de atrair adeptos do rafting e do rapel.

Pensando nesse potencial, foram traçados roteiros turísticos, com contatos de agências, guias e hotéis, para garantir a Ecofolia 2023 em Jaciara, perfeita para quem quer fugir da folia, mas se divertir bastante.

Aqui está o principal roteiro da cidade, mas, caso precise de mais informações sobre turismo em Jaciara, a sede da Secretaria Municipal de Turismo fica localizada na Estrada Parque Cachoeira da Fumaça. O atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Contato: (66) 3461- 4556.

Confira as dicas:

Atrativos turísticos

Cachoeira da Fumaça – Está situada na região do Rio Tenente Amaral, há inúmeras cachoeiras, corredeiras e trilhas, sendo um local propício para a prática de esportes radicais.

Complexo da Cachoeira da Mulata - É um dos atrativos mais procurados de Jaciara. Além da cachoeira de 20m de queda, há um mirante. Seguindo 300 metros de trilha, chega-se ao Rio Tenente Amaral, quedas d’águas, cascatas, piscinas naturais.

Cânion das Índias - Está localizado no Sítio Maravilhas de Deus e integra a Reserva Ambiental do Assentamento Plano Piloto, com 260 hectares.

Vale do Chico - É o mais recente complexo turístico de Jaciara. São várias quedas d'água, cachoeiras (Gêmeas, Cortina de Água e Na Caverna), piscinas naturais de águas claras e esverdeadas e o encontro das águas. O complexo é banhado pelas águas refrescantes do córrego Fortaleza. Tudo isso, cercado pela mata de cerrado.

Balneário BH – É um estabelecimento particular com piscinas em um ambiente bem estruturado. O espaço fornece refeições, petiscos e bebidas e funciona de terça a domingo, das 8h às 18h.

Aventuras

Cachoeira da Fumaça - Com uma queda de 30 metros e um grande volume de água, ela se impõe em meio à natureza. Alguns corajosos, que gostam de muita adrenalina, encaram descer de rapel por uma queda lateral para, logo depois, embarcarem em um bote e enfrentarem as corredeiras do Rio Tenente Amaral. Para isso, são necessários guias turísticos e empresas habilitadas.

Cachoeira da Mulata - A cachoeira é formada pelo córrego da Mulata e tem aproximadamente 25 metros de queda d’água. Também, é utilizada para a prática de rapel pelas agências locais. Por estar localizada próxima a cidade, a apenas 15 km do centro, tornou-se a principal área de lazer dos moradores locais.

Gastronomia

A Avenida Antônio Ferreira Sobrinho, localizada no Centro, tem várias opções de restaurantes ao longo da via, a exemplo do Restaurante Sabino's, do Bistrô da Toca e do Casamia Espaço Gourmet.

Hospedagem

Antes de pegar estrada para passar o feriadão em Jaciara, é necessário verificar a disponibilidade de hospedagem. Confira os contatos das pousadas e hotéis:

-Taba Hotel (66) 3461-1514 (66) 9 8403-0351
- Pousada Rosa dos Ventos (66) 3461-4450
- Hotel Glória (66) 9 9635-1440
- Pousada e Balneário BH (66) 9 9606-4350
- Camping Flor do Cerrado (66) 9 9940-2374
- Camping Chácara dos Ipês (66) 9 9228-9551

Guias de aventura

Conheça melhor os passeios de aventura e verifique a disponibilidade junto a agências de esportes radicais. Tais passeios exigem equipamentos específicos e acompanhamento. Mantenha contato:

-Nativão (66) 9 9217-3738 / (66) 3461-1915
- Centro Oeste Rafting (66) 9 9637-4625

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet