Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:20:28
informe o texto

Notícias / Gastronomia

18/06/2020 às 14:45

Empreendedora ensina 10 passos que revolucionaram sua alimentação

A “caminhada” será colocada em prática em um desafio proposto por Lóris Canhetti, que oferecerá receitas simples gratuitamente durante 7 dias

Maria Clara Cabral

Quando se consume um alimento, se consume energia. Com essa premissa, muitas pessoas incorporam a alimentação a um processo de autoconhecimento, transformação coletiva e até mesmo evolução espiritual. A ideia é se desfazer de distrações diárias e desprender de padrões estabelecidos pela indústria, aspectos que podem limitar percepções sobre os alimentos na saúde e nas emoções.

Diante da crescente adesão a novas dietas e do acesso a tecnologias de informação, empreendedores buscam formas de ajudar quem busca se alimentar de maneira saudável e consciente. É que, para isso, o desenvolvimento de hábitos é muito importante. “Nosso cérebro está acostumado com facilidades e busca ir por caminhos que ele já conhece”, explica a facilitadora de hábitos com proposito Lóris Canhetti.

Chef e proprietária do Pacha Burger, Lóris, que também é coach e comunicadora, desenvolveu um método baseado em sua experiência à frente do empreendimento de hambúrgueres vegetais em Cuiabá. São 10 passos para o despertar da consciência alimentar. Ela conta ainda que, deu uma pausa nas entregas para focar em novos projetos de formação online durante a pandemia. O próximo, será um curso de 21 dias.

Antes disso, um desafio de uma semana, que ocorre entre os dias 1º e 7 de junho, coloca o método em prática e propõe uma “degustação” desse curso. Literalmente, já que Lóris irá oferecer gratuitamente cardápios simples e saborosos para café da manhã, almoço e janta durante a atividade coletiva.

“Vou compartilhar receitas com listas de compras para as pessoas se prepararem para fazer as refeições juntas. Em cima desses 10 passos, elas preparam os alimentos, comem e escrevem um diário alimentar”, explica Lóris.

As percepções sobre a experiência serão compartilhadas em um grupo no WhatsApp. Isso porque a intenção de Lóris é instrumentalizar os participantes para fazerem escolhas mais inteligentes, tanto para seus corpos, quanto para a sustentabilidade do planeta.

“Esse é o ponto que eu quero chegar: através das nossas escolhas a gente pauta as mudanças no mundo. Esse é o início de um projeto que tem essa pretensão de despertar as pessoas para uma alimentação mais consciente, que traga mais energia para o seu corpo, conexão com sua essência e consequentemente, mais autoconhecimento e desenvolvimento da espiritualidade”.

Esses e outros conteúdos sobre industria, alimentação saudaável e espiritualidade, disponíveis no Instagram de Lórise no perfil do Pacha Burger. Para participar do desafio de 7 dias, acesse o link do grupo aqui.


Confira os 10 passos que revolucionaram a alimentação de Lóris:

1. Escrita terapêutica
“É separar um momento do seu dia para escrever tudo o que sente, sem julgamentos ou preocupação com o texto, porque ninguém vai ler. Quando somatizamos nossas emoções e nossos problemas, isso dificulta traduzi-los. Mas quando a gente cria o hábito de escrever, criamos mais condições de visualizar soluções. Esse tipo de escrita também pode ser usada em momentos de estresse para reorganizar pensamentos e expressar sentimentos".

2. Aprenda novas receitas
“Não podemos ficar dependentes de restaurante, delivery ou do que os outros estão afim de cozinhar pra gente. O hábito de cozinhar para nós mesmos faz com que a gente tenha mais intimidade com a comida. Tenha uma lista para facilitar o seu planejamento. Estou super à disposição pra todo mundo que quer aprender novas receitas”.

3. Diário alimentar
"Registre as percepções sobre o aliemnto. Como seu corpo reagiu? Quais fsentimentos que você teve depois que aquele alimento estava no seu organismo? Isso vai te trazer mais sabedoria para fazer escolhas inteligentes".

4. Planejamento de compras
"Fazendo uma lista de compras semanais, por exemplo, você evita comprar coisas que não sejam ideais e garante tudo o que precisa sem tem que ficar voltando no mercado, principalmente nesse momento de pandemia".

5. Mapeamento de feiras e fornecedores de orgânicos
"Não adianta nada você consumir verduras e legumes, se eles estão cheios de substâncias nocivas para a saúde. Infelizmente, o Brasil tem milhares de tipos de agrotóxicos liberados. Quando mais natural o alimento, melhor".

6. Meditação, terapias integrativas e presença nas refeições
"Essas três coisas em uma só faz toda a diferença. Meditar é ficar em silêncio e se escutar. Terapias integrativas, como thetahealing e constelação familiar, te ajudam na conexão com sua essência. Ter presença real nas refeições é não ter distrações na hora de se alimentar".

7. Encontre o exercício que te de prazer
"Sempre fui muito sedentária e recentemente que eu descobri o quando o exercício físico é prazeroso para o nosso corpo e nosso estado emocional. Comecei a fazer musculação e agora que não tem mais academia e que sair na rua é arriscado, comprei um curso de ioga e estou conseguindo fazer todos os dias na minha casa. Eu sei que não é fácil, as pessoas estão em uma vibe densa. Mas eu garanto que ao experimentar exercícios diferentes você vai encontrar algum que tenha sentido para você".

8. Compartilhe suas metas e conquistas
"O que você está querendo com a mudança de alimentação? Qual seu foco? Você não sabe ao certo quantas pessoas consomem as informações que você publica na internet, então é possível que você esteja sim influenciando pessoas que você nem faz ideia. E quando você descobre isso, isso te retroalimenta e te deixa muito mais contente".

9. Encontre pessoas que estejam na mesma jornada
"É se sentir acolhido, como parte de um todo. No ano passado, eu estava descobrindo através do meu negócio essa vontade de fazer palestras e encontrei pessoas na mesma vibe que eu e começamos a compartilhar sobre ufologia espiritual, xamanismo e coisas que estava querendo desenvolver".

10.Ligue o ***para opinião dos outros
"Depois que eu entendi que o melhor para mim sou eu quem sei, tudo ficou mais leve. Eu poderia sim ouvir a opinião dos outros sobre as minhas escolhas, mas quem todas as minhas decisões finais sou eu. Isso me deu liberdade para ir atrás do que fazia sentido para mim para o meu corpo e minha mente. Afinal de contas, é só você que vai colher os frutos, não adianta querer agradar.

Confira as dicas em vídeo no IGTV de Lóris. Link abaixo:
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luciana de Oliveira santos 24/06/2021 às 00:00

    Auxiliar de cozinha telefone 994220404

 
Sitevip Internet