Cuiabá, sábado, 18/05/2024
02:57:51
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

02/10/2023 às 19:20

EM MATO GROSSO

Inscrições para editais da Lei Paulo Gustavo abrem no dia 16 deste mês

Ao todo, serão R$ 34 milhões para 14 editais

Gabriella Arantes

Inscrições para editais da Lei Paulo Gustavo abrem no dia 16 deste mês

Foto: Divulgação

As inscrições para editais da Lei Paulo Gustavo abrem dia 16 deste mês, através do site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). Em cerimônia realizada no Palácio Paiaguás nesta segunda-feira (2), o governo do Estado apresentou os 14 editais contemplados.

Conforme o secretário Adjunto de Cultura, Jan Moura, o objetivo da reunião é adiantar as informações sobre os editais para que os trabalhadores do setor possam iniciar a elaboração dos projetos.

“A gente já está antecipando para que as pessoas comecem a se preparar. Mas aí tem um link, só entrar, apresenta seu projeto, sua proposta, a linha orçamentária, tem todo um rito ali protocolado. Esses projetos são analisados por pareceristas qualificados e externos. E aí a gente apresenta o resultado, as pessoas são contratadas e pagas”, explicou Jean.

Ao todo, R$ 34 milhões foram disponibilizados para os editais. Serão contemplados vários segmentos culturais, como: audiovisual; artes visuais; economia criativa e solidária; patrimônio histórico e museus; literatura; música; teatro; circo; dança; capoeira; bandas e fanfarras; cultura hip hop; artesanato; carnaval e festividades populares.

Além disso, a Secel-MT manterá as políticas afirmativas previstas no Plano Estadual de Cultura, que incluem ações voltadas à inclusão, acessibilidade e diversidade de povos e culturas. “A gente tem uma linha de financiamento para o audiovisual, para todos os segmentos artísticos, principalmente para as comunidades vulnerabilizadas. Povos indígenas, povos ciganos, população de rua e população imigrante”, afirmou o secretário.

Estes segmentos incluem os povos indígenas; ciganos; quilombolas; cultura de matriz africana e/ou afrobrasileira; imigrantes e/ou refugiados; pessoas LGBTQIAPN+; pessoas com deficiência; ribeirinhos; pantaneiros; agricultores familiares; população em situação de rua; reeducandos e egressos do sistema prisional.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet