Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
06:15:06
informe o texto

Notícias / Artes

11/11/2019 às 14:12

Grupo teatral de Cuiabá é selecionado para mostra Itaú em SP

Atores usam linguajar cuiabano e contam lendas locais

Mirella Duarte

Grupo teatral de Cuiabá é selecionado para mostra Itaú em SP

Foi o único selecionado de MT

Foto: Foto divulgação

O Grupo Penumbra, que apresenta a peça "Sombreando Lendas" sobre lendas, lendas de Cuiabá, do Mato Grosso e do Brasil – resgata as lendas contadas através dos tempos, pois fazem parte da cultura mato-grossense e, ainda, rodeiam o imaginário local.

Pelo menos é o que Juliana Graziela, ao lembrar que desde o início desta trajetória – que ela e outro parceiro de grupo, Jair Junior – viajaram para o Rio Grande do Sul em uma residência artística com a Cia Lumbra, que é a referência em teatro de sombra (e cada participante tinha que ter um projeto individual), Juliana escolheu trabalhar de alguma maneira sobre Minhocão e o Jair com a Mula sem Cabeça. “Vimos que as nossas pesquisas tinha algo em comum, se tratavam de lendas, cada um desenvolveu seu projeto e fez uma cena, quando voltamos a Cuiabá compartilhamos com o grupo a experiência, os estudos e as cenas, e o grupo se mostrou muito interessado em fazer uma montagem com lendas”, conta a artista.

Ela explica que a relação que ambos vêem com a cuiabania nas apresentações, não apenas pela lenda do Minhocão, mas também por colocar em cena algumas histórias com o linguajar cuiabano. “Além disso, cuiabano têm todo esse hábito de reunir e ficar contando histórias e causos, que vai passando de geração em geração e vem sendo esquecido ou deixado de lado”, avalia.

Na peça

Em “Sombreando Lendas”, vemos um teatro de sombra contemporâneo, no qual projetamos figuras recortadas, nossas sombras e próteses corporais, em uma junção desses elementos e, além disso, temos narrações e fazemos uso da oralidade remetendo ao costume de contar causos e histórias, hábito que quase não se vê mais hoje em dia, também brincamos com as vozes juntamente com os sons e as figuras nas sombras.

Em janeiro de 2020 o Grupo Penumbra também se apresentará em São Paulo, mas com a peça “A Vila de Pantolux,” a primeira montagem do grupo. Eles foram selecionados entre 141 projetos inscritos, para a mostra na sede do Itaú Cultural, o único grupo a representar Cuiabá, Mato Grosso e o Centro-Oeste.

Neste final de semana, eles se apresentaram com a peça“Sombreando Lendas”.

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet