Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
19:39:16
informe o texto

Notícias / Tecnologia

20/07/2020 às 12:15

Equipamentos culturais de MT migram para o online e atestam 'nova forma de consumir cultura'

Levantamentos realizados pela equipe do Cine Teatro Cuiabá, MAS-MT e da UFMT mostram alguns resultados deste novo momento

Maria Clara Cabral

Equipamentos culturais de MT migram para o online e atestam 'nova forma de consumir cultura'

Cine Teatro Cuiabá

Foto: Junior Silgueiro/GComMT

Com o novo coronavírus, equipamentos culturais em todo o mundo tiveram que migrar sua programação para o online como forma de sobrevivência do setor, um dos mais afetados economicamente na pandemia. Em Mato Grosso, levantamentos realizados pela equipe do Cine Teatro Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso mostram alguns resultados deste novo momento.

Segundo a administração do Cine Teatro Cuiabá, apenas no mês de junho, o canal do Youtube somou 80 mil visualizações. Nele, são publicados diariamente conteúdos como filmes, palestras, shows, stand up, entrevistas e seminários.

A Programação Online teve início em 23 de março, visando a promoção da produção regional e nacional durante isolamento social. Desde então, a plataforma já apresentou mais de 50 filmes nacionais e regionais em um projeto realizado em parceria entre o Cine Teatro Cuiabá e a UFMT, através do Cineclube Coxiponés.

Em maio, a MT Escola de Teatro, com administração ligada ao CTC, experimentou a oferta de 20 cursos na modalidade online e diversas linguagens artísticas para um público além-fronteiras. Foram mais de 1,5 mil inscrições de todo o país, além de candidatos de Portugal, Chile e Moçambique.


Conforme o Cine Teatro Cuiabá, a Programação Online funciona ainda como “uma forma de contribuir para manter a saúde mental nestes dias turbulentos”. Para o diretor artístico Flávio Ferreira, os números começam a apontar novas perspectivas.

Essas 80 mil visualizações nos mostram que a forma como consumimos cultura não é mais a mesma. Por causa do isolamento social, o lazer e o acesso às artes têm sido pelos conteúdos disponíveis nos meios eletrônicos e digitais, tudo de dentro da nossa própria casa. Isso nos obriga a trabalhar a cultura de diferentes formas”, destaca.

Como alternativa à pesquisa, vivência e produção cultural em tempos de pandemia, a UFMT também vem reunindo seu acervo artístico em uma única plataforma online, com acesso gratuito à população.

Exposições a apresentações inéditas já são pensadas exclusivamente para o espaço virtual, a exemplo das exposições ‘2000 | Gravuras Digitais de Humberto Espíndola’ e ‘Corpo: Lar temporário’ – esta última, em homenagem à Marília Beatriz de Figueiredo Leite – e o ‘1º Concerto Virtual de Piano’ com Pedro Henrique Calhao.

Desde que foi ao ar, no dia 3 de abril, a Plataforma Virtual Cultura e Vivência da UFMT já atraiu mais de 25.880 visualizações. No primeiro mês, com o site funcionando em caráter experimental, a média diária foi de 209 visualizações. Em três meses, já foram mais de 150 publicações.

O acervo digital privilegia não só a produção realizada através dos equipamentos culturais da UFMT – Teatro Universitário, Cineclube Coxiponés, Coral da UFMT, Orquestra Sinfônica, Museu de Arte e de Cultura Popular e o Ateliê Livre de Arte –, mas também de toda a classe artística e cultural mato-grossense.

OMuseu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) é outro equipamento cultural que também vem promovendo uma programação semanaltotalmente online. Desde que as atividades presenciais foram suspensas, o 'MAS em Casa' engloba debates em formato de live, conteúdo informativo online, além de exposições virtuais; a primeira, disponível no Youtube, foi lançada em 19 de março, Dia do Artesão, e contou com a participação do artesão Clinio Moura.

Em agosto, uma exposição 3D interativa de todo o circuito do MAS-MT deve ser lançada no Google Arts e Culture.

Agenda

Todos os dias um espetáculo novo é apresentado no canal do Youtube do Cine Teatro Cuiabá. Às segundas-feiras, o Cine Teatro Convida traz para um bate-papo ao vivo convidados especiais do segmento cultural com a apresentação da atriz e jornalista Helô Godoy. Já às terças, acontece a Temporada de Filmes, em parceria com o Cineclube Coxiponés. Teatro, dança e música complementam a programação.

Durante a semana, o MAS-MT promove lives sobre educação, cultura, arte, museologia, patrimônio e temas vigentes do momento correm durante a semana no Instagram. Todas as quartas-feiras, curiosidades do acervo e espaço museológico no quadro ‘Você sabia? são compartilhados nas redes sociais; aos domingos são publicados contos no ‘Conto da minha cidade’, enviados pelo público.

Para o final do mês de julho, o 'MAS em Casa' também prepara um curso de educação patrimonial e novas tecnologias à distância em parceria com a UFMT para 100 educadores e público em geral.

Já a UFMT também divulga sua programação semanalmente. Um conteúdo diferente é publicado a cada dia.

LEIA TAMBÉM:
Festival de lives promove conexões e inaugura cena experimental em MT
Revista digital lança edição com mais de 60 páginas sobre corpos livres
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet