Estão abertas, até 25 de março, as inscrições do 8º Icumam Lab - Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais de Longa-metragem e Série de TV no Centro-Oeste, que ocorre entre 5 e 12 de maio, na Pousada Monjolo, a 35km de Goiânia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.icumam.com.br.
O laboratório conta com sete tutores, profissionais altamente qualificados no mercado audiovisual nacional e internacional. São eles: Fernanda De Capua (roteirista, diretora e produtora audiovisual), Letícia Simões (roteirista e diretora), Maíra Bühler (diretora e roteirista), Maíra Oliveira (roteirista e diretora), Mylena Mandolesi (produtora), Rafael Sampaio (produtor) e Rodrigo Letier (produtor). A coordenação pedagógica é de Fernanda De Capua e Rafael Sampaio.
Os tutores darão consultorias no desenvolvimento em todas as etapas e aprofundamento na capacitação dos nove projetos audiovisuais selecionados dessa edição. A 8ª edição volta a ser presencial e de imersão, depois de 2 anos com edições on-line. Serão 7 dias de consultorias e atividades voltados para a capacitação e desenvolvimento dos projetos audiovisuais e dos profissionais, além de várias atividades complementares: palestras abertas para o público interessado e palestras fechadas para os participantes, pitching e premiação.
Os participantes terão acesso a acompanhamento e análise cuidadosa nas diversas etapas do projeto, desde o planejamento de filmagens, passando pela concepção de direção, intenções de comercialização e distribuição, até a preparação para a venda do projeto. Consultorias individuais e em grupo. E, ao final do laboratório, os projetos que se destacarem no 8º Icumam Lab ainda receberão prêmios das empresas parceiras.
Inscrições
Podem ser inscritos pelo site www.icumam.com.br/lab_2024/public/regulamento projetos de longa-metragem ou série de TV, nas categorias de ficção ou documentário da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). As inscrições são gratuitas. Os candidatos poderão se inscrever ou estar inscritos em mais de um projeto, mas apenas um projeto de cada proponente poderá ser contemplado pelo laboratório. A lista dos selecionados tem previsão para ser divulgada no dia 15 de abril.
Premiação
Ao final do laboratório, os projetos que se destacarem no 8º Icumam Lab ganharão uma premiação, graças ao apoio das empresas. O Projeto Paradiso premiará com o valor de R$5.000,00 o projeto de longa-metragem ficção, selecionado pelo júri, que mais se destacar. Além de R$ 15.000,00 em serviços de pós imagens oferecidas pela Mistika, 36 horas de correção de cor da DOTCINE, consultoria de projeto oferecida pela Vermelho Filmes e mentoria de 2 horas on-line com a roteirista de Séries de TV, Julia Priolli, para o melhor projeto de Série de TV de ficção.
A premiação é um incentivo para a produção, formação e consultoria. Será oferecida em serviços das empresas. Os vencedores poderão utilizar os prêmios em um período de um a quatro anos. Os projetos que se destacarem serão escolhidos durante o pitching que ocorre como parte da programação do Icumam Lab. O pitching terá a participação de júri específico para este fim.
Comissão de Seleção
Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por profissionais renomados no audiovisual, são eles: Flavia Candida, curadora, cineasta e produtora; Luana Rocha, roteirista, documentarista e pesquisadora documental; e Rafael de Almeida, cineasta, artista visual e pesquisador de cinema e audiovisual.
Icumam Lab
O Icumam Lab já contemplou 60 projetos, com a participação de 105 diretores, produtores e roteiristas, com a participação dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
O 8º Icumam Lab é um projeto realizado pelo Icumam Cultural com apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Patrocínio Rodonaves Transportes, conta com o Apoio Cultural do BrLab, Projeto Paradiso, Mistika, Dot Cine e Vermelho Filmes; apoio da Pousada Monjolo e Sebrae-GO. Este projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Mini bio dos Tutores do 8º Icumam Lab
Fernanda De Capua – roteirista, diretora e produtora audiovisual
Fernanda De Capua é roteirista, diretora e produtora audiovisual. Estreou na direção da série comédia “Insustentáveis” Amazon Prime, com criação e roteiro. Roteirista sênior das séries “A História Delas” (Star+) e “Turma da Mônica – Origens” (Globoplay), além de colaboração com “A Suspeita” e na série “Águas Espraiadas”. Como consultora, contribuiu com os roteiros de “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, “Gabriel e a Montanha” e “Tempo Meio Azul Piscina”, entre outros 30 projetos. Foi produtora audiovisual por mais de 10 anos, tendo realizado os longas premiados "Sonhos de Peixe", "Casa Grande” e os documentários “Laura” e "Quem Matou Eloá”, entre outros. Já ministrou palestras, consultorias e oficinas de pitching em encontros como BrLab, FRAPA[Lab], Bolívia Lab, Cine con Altura - Colômbia, Estreno Bisonte - Costa Rica e Tbilisi International Film Festival.
Letícia Simões- roteirista e diretora
Letícia Simões é roteirista, realizadora audiovisual e pesquisadora da relação entre imagem e texto. Formada pela EICTV-Cuba, hoje é doutoranda no PPGCOM/UFRGS e na Universidade do Porto, em Portugal. Seu último longa-metragem, "Casa", esteve presente em festivais nacionais e internacionais, recebendo mais de 15 prêmios. Fez parte das salas de roteiro das séries "Maria Bonita" (STAR+), "Cangaço Novo" (Amazon Prime) e "Forrobodó da Paixão" (SBT Nordeste). Escreveu para Hilton Lacerda, Marcelo Gomes, Sérgio Machado, Heloisa Passos, Marcelo Lordello, Roberta Marques, João Miller Guerra & Filipa Reis e Zé Filipe Costa.
Maíra Bühler- diretora e roteirista
Maíra Bühler é diretora e roteirista. Entre seus principais trabalhos estão seu filme “Diz a Ela Que Me Viu Chorar”, premiado em diversos festivais no Brasil e no exterior; e o documentário “A Vida Privada dos Hipópotamos”. Seu primeiro longa-metragem ficcional, “Um Casamento”, está em desenvolvimento com apoio do Hubert Bals Fund.
Maíra Oliveira- roteirista e diretora
Maíra Oliveira é roteirista e diretora, formada em Educação pela UERJ. É roteirista dos filmes "Um Ano Inesquecível", "Papai é Pop", e "Ricos de Amor 2", do programa premiado "Quintal TV" e das séries Disney+ "Mila no Multiverso" e "A Magia de Aruna". É professora de roteiro e consultora, chegando a mais de 200 projetos e profissionais mentorados. Atuou na Globo, HBO e Paramount em parceria com as principais produtoras do Brasil. Membro do conselho da ABRA e da APAN.
Mylena Mandolesi - produtora
Fundadora do coletivo de produção executiva C/as4atro, Mylena produziu as séries “O Dia em Que Minha Vida Mudou”, para o Canal Gloob, “O Som e a Sílaba,” de Miguel Falabella, para Disney+, “Respiração em 4 Atos”, com Ivaldo Bertazzo para SescTV, ‘Consciência³” e “Insustentáveis”, ambos na Amazon Prime; além dos longas “Ventos que Sopram Pará” e “Ventos que Sopram Maranhão”, com Zeca Baleiro, e “Uma Família de Sorte”, com direção de Viviane Ferreira, e lançamento previsto para 2024. É consultora de projetos e ministra cursos de planejamento de produção ao redor do Brasil.
Rafael Sampaio: produtor
Rafael Sampaio é diretor do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual. Foi produtor e programador de cinema em espaços culturais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, entre outras mostras e festivais. Atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a Ancine/FSA, BrLab, que criou e dirige desde 2011. Produziu os filmes “Sobre Rodas” (2017), de Mauro D’Addio, e “Diz a Ela que me Viu Chorar” (2019), de Maíra Bühler, entre outros, pela sua empresa Klaxon. Foi responsável pela coordenação brasileira do Gotebörg Film Fund, membro da comissão de leitura e avaliação do Hubert Bals Fund, entre outros fundos e editais no Brasil e no exterior.
Rodrigo Letier- produtor
Rodrigo Letier é produtor brasileiro com quase 20 anos de experiência no mercado, fundando sua nova produtora - a Kromaki - em 2018. Antes, produziu filmes de sucesso, como "Bruna Surfistinha", “Gabriel e a Montanha” e “Benzinho”, além de séries como a indicada ao Emmy “Eu Sou Assim”. Sua produtora assina projetos em várias mídias e plataformas, entre eles: “Isabella: O Caso Nardoni” (Netflix), “O Outro Mundo de Sofia” (GNT) e “O Mês Que Não Terminou” (Canal Curta!); “Meu Amigo Bussunda” (Globoplay); "Lei da Selva: A História do Jogo do Bicho" (Canal Brasil); “Juntos e Enrolados” e “Food, Funk & Favela” (WaterBear). Algumas produções estão em andamento como: a série de ficção “Candelária” (Netflix) e as séries documentais “Romário, O Cara” (HBO Max); “Nelson Vezes Quatro” (Canal Brasil); “Herança” e “A Procura de Martina”.
Da assessoria
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.