Cuiabá, sexta-feira, 24/09/2021
07:12:36
informe o texto

Notícias / Bem-estar

22/07/2020 às 11:39

Com mensagem de preservação, skatistas criam shapes inspirados na biodiversidade de MT

A série de skates ilustrados com colagens digitais de fotografias, é uma iniciativa da nova marca Celebre, de Sinop

Maria Clara Cabral

Com mensagem de preservação, skatistas criam shapes inspirados na biodiversidade de MT

Foto: Divulgação

É pelo asfalto que os atletas Luiz Ne Chinny, Jhow Covatti e Everton Severiano pretendem circular, sobre duas rodas, Mato Grosso e suas riquezas naturais. Eles uniram as paixões em comum pelo skate e pela cultura do estado, além do interesse pelo registro da modalidade, para criar uma linha de shapes cheia de inspirações.

Trata-se de uma série de skates ilustrados a partir de colagens digitais de fotografias que representam a cultura humana, fauna e flora mato-grossense. E além das composições, as artes também carregam referências geográficas, como estradas e pontos turísticos.

O cacique Raoni Metukitire, líder Kaypó reconhecido internacionalmente por sua luta em defesa da Amazônia, também é representado no trabalho. Diagnosticado com um quadro depressivo, o indígena se recupera de uma internação recente em Sinop. “Queremos dar um jeito de entregar essa homenagem a ele”, conta Luiz Ne Chinny.

LEIA TAMBÉM: Em MT, povos indígenas sofrem com uma nova invasão: o coronavírus

‘Origens’ é o nome da primeira série de shapes da Celebre – marca de skates de Sinop sonhada pelo atleta Jhow Covatti –, que também relembra onde a amizade começou. Foi com a mudança de Luiz para o município de
Lucas do Rio Verde, em 2013, que os três se conheceram. A proposta de emprego em uma loja do ramo acabou resultando no vínculo com o estado, que se estendeu até o ano passado.

“Foi o skate que me levou para Mato Grosso como para todos os lugares por onde passei”, conta Luiz, que é natural de São Paulo, onde voltou a viver para tratar uma lesão. “Gostei muito da cidade, da cultura e das pessoas. Foi onde eu conheci o Jhow. Começamos a viajar juntos para campeonatos e eventos de skate, realizando filmagens”, lembra.

“Cria do asfalto”, como ele se define, foi em Mato Grosso que Luiz pôde se conexão com a natureza, conhecendo cachoeiras e belezas naturais. “Sempre busquei cultivar isso e Mato Grosso é absurdamente rico nesse sentido. É um estado que eu gosto e trato como meu”.

Foi ele quem ensinou ao amigo e fotógrafo Everton Severiano, que vive em Lucas do Rio Verde, as primeiras técnicas. É Everton quem, aos 19 anos, “coloca a mão na massa” para realizar as montagens, a partir de pesquisas conjuntas e processo criativo coletivo.

“Eu e o Everton somos tipo pai e filho. Todo projeto que envolve audiovisual que eu tô, ele também tá envolvido. Ele ficou incumbido de fazer as nossas ideias se materializarem. Anda de skate também. Um prodígio do estado”, destaca Luiz.

'Lembre, preserve, Celebre'

No momento em que o mundo vive uma pandemia e se volta para a urgência de preservação dos recursos naturais, o trabalho artístico também pretende lembrar a importância das florestas. Por isso, conceitos e mensagens das artes são sintetizados em textos de apoio.

Conforme a descrição da série, ‘Origens’ foi desenvolvida como uma homenagem à diversidade natural e humana de Mato Grosso.

“É nossa missão sempre levar a mensagem dessa riqueza que deve ser lembrada, preservada e Celebrada”, diz trecho. “Celebrar nossas origens é fator primordial, afinal queremos chegar muito longe, mas nunca nos esquecer de onde viemos”.

A estética de colagem e a proposta politizada, segundo Luiz, foi inspirada no trabalho do skatista Klaus Bohms com colagens de revistas antigas nas pranchas.

Os shapes da série 'Origens' já foram fabricados em Santa Catarina. A venda está sob responsabilidade da Roca Store, loja também de Sinop, a primeira a abraçar o projeto.

“Vai chegar aqui para mim em São Paulo, onde toco projetos com alguns patrocínios, e talvez vamos trabalhar com a venda na internet. Quem gostar e quiser adquirir também pode entrar em contato pelas redes sociais”, finaliza Luiz.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet