Cuiabá, quarta-feira, 29/05/2024
14:31:08
informe o texto

Notícias / Literatura

19/04/2024 às 16:41

NA CAPITAL

Livro sobre diversidade cultural de MT é lançado com exposição fotográfica

A obra será lançada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (24), a partir das 9h

Entretê

Livro sobre diversidade cultural de MT é lançado com exposição fotográfica

Foto: Rai Reis

Intitulado “Mato Grosso” por Rai Reis, o livro será lançado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (24), a partir das 9h. Na ocasião, o fotógrafo receberá Moção de Aplausos do deputado Beto Dois a Um. O lançamento contará ainda com exposição que reunirá 24 fotografias que representam a diversidade cultural do estado. A exposição segue em cartaz, aberta ao público, no saguão de entrada da ALMT até quinta-feira (25).

“Sou um apaixonado pelas belezas de Mato Grosso, vejo poesia em tudo que compõe a rica diversidade cultural do meu estado. Vejo beleza num simples banho de rio, numa peixada bem-ajambrada, no divertidíssimo Bloco dos Caretas de Guiratinga, nas ruínas de Vila Bela, nas festas de santo, nas paisagens naturais. Há mais de três décadas venho fotografando Mato Grosso de ponta a ponta, sempre com o olhar de admiração”, comemora o fotógrafo Rai Reis.

Com 110 fotografias que destacam a rica diversidade cultural de Mato Grosso, o livro traz textos do jornalista Protásio de Morais e está organizado em pequenos capítulos representativos: Cavalhadas, Dança dos Mascarados, Viola de Cocho, Cururu, Siriri, Boi-à-serra, Cáceres, Bloco dos Caretas, Vila Bela da Santíssima Trindade, Chorado, Dança do Congo, Religiosidade, Barão de Melgaço, Paisagens e cotidiano, Gastronomia e, por fim, O homem e a natureza.

“No livro, belíssimo por sinal, o experiente fotógrafo Rai Reis exibe um panorama antropológico de Mato Grosso com a desafiadora tarefa de reunir alguns de seus mais significativos trabalhos, que ainda por cima oferecem uma viagem pelo tempo e história de formação do estado. Trata-se de um apanhado de seus melhores registros realizados durante as várias andanças por Mato Grosso. O resultado é incrível e de muito bom gosto”, destaca Beto Dois a Um.

Lançado pela Editora Carlini & Caniato, o livro tem patrocínio do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, produção editorial e Ramon Carlini, Elaine Caniato e Protásio de Morais.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet