Cuiabá, terça-feira, 28/05/2024
18:48:43
informe o texto

Notícias / Teatro

23/04/2024 às 13:36

GRATUITO

Espetáculo ‘Jantar’, do Coletivo Spectrolab, chega a Santo Antônio neste fim de semana

Coletivo oferecerá, ainda, oficina de Vivência com Máscaras; inscrições abertas

Entretê

Espetáculo ‘Jantar’, do Coletivo Spectrolab, chega a Santo Antônio neste fim de semana

Foto: Juliana Queiroz

Depois de duas curtíssimas temporadas de sucesso em Cuiabá, o Coletivo Spectrolab de Investigação Cênica chega a Santo Antônio do Leverger. O espetáculo ‘Jantar’ será nesta sexta-feira e sábado (26 e 27), às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes da peça teatral, diretamente no local.

O espetáculo se inspira na lenda brasileira do “capelobo”, criatura meio humana, meio tamanduá-bandeira, e, a partir da linguagem do teatro de formas animadas (objetos, bonecos, marionetes) e em clima de tensão, explora os impactos ambientais da mineração nas florestas do Brasil, a partir de uma releitura acerca de resíduos eletrônicos.

Também no sábado (27), às 14h, na Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio de Leverger, será ministrada a oficina “Vivência com máscaras”, voltada para interessados com 16 anos ou mais. As inscrições estão abertas, com limite de 20 vagas. O formulário está disponível no site www.spectrolab.art.br ou diretamente pelo formulário https://forms.gle/xfjo3gbNbnYUtmh78.

O coletivo Spectrolab leva para o palco mais de sete anos de história, com destaque ao programa Cruzamentos, uma parceria entre a Aliança Francesa Brasil e a Funarte, com trabalhos desenvolvidos entre junho e novembro de 2023, nas cidades de Cuiabá, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Grenoble (França).

Esta temporada de Jantar compõe projeto patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), Funarte, Aliança Francesa, Maison de La Culture de Grenoble (MC2: Grenoble).

Sobre o espetáculo

Jantar nasceu a partir da coleta de materiais residuais, especialmente lixo eletrônico. Com esses materiais, os protagonistas Douglas Peron, Millena Machado produziu bonecos e máscaras, explorando cenas que simbolizam aspectos culturais e ambientais da Amazônia Brasileira.

O espetáculo é dirigido por Rakoo de Andrade, com dramaturgia de Caio Ribeiro. Na história, uma família vive e trabalha sob a influência de uma fábrica instalada no interior do Brasil. Seus integrantes possuem cabeças de tamanduá-bandeira e sentem os mistérios de uma vila assombrada por momentos de terror.

“Trabalhar com estas cosmologias folclóricas é uma maneira de continuar construindo nosso imaginário social mato-grossense, um Estado cheio de riquezas e contradições”, comenta o dramaturgo Caio Ribeiro.

Sinopse

Em um cenário de floresta, a disputa pelo ouro desencadeia uma metamorfose. O inesperado encontro revela a inquietação do novo, que se repete até se acalmar quando a mesa é posta. O futuro e o passado confrontam-se em palco: as novas tecnologias, aliadas a um contexto de consumo excessivo e de danos ambientais, ressoam no quotidiano de uma família não convencional. Inspirado no folclore amazônico do Capelobo, ‘Jantar’ é um espetáculo que busca proporcionar uma experiência sensitiva para aqueles que têm um estômago forte.

Ficha técnica
Proposta: Douglas Peron e Millena Machado
Concepção: Caio Ribeiro, Douglas Peron e Millena Machado
Direção: Rakoo de Andrade
Elenco: Douglas Peron e Millena Machado
Cena
Pesquisa: Caio Ribeiro
Dramaturgia: Caio Ribeiro, Douglas Peron, Millena Machado e Rakoo de Andrade.
Preparação corporal: Elka Victorino
Assistência de direção: Morgane Aimerie Robin e Cassiel Bruder.
Cenografia
Pesquisa: Douglas Peron, Karina Figueredo, Laurine Chalon, Bruno Custódio e Rakoo de Andrade.
Máscaras e elementos de cena: Douglas Peron, Millena Machado, Rakoo de Andrade.
Montagem: Douglas Peron, Laurine Chalon, Renato Peron e Bruno Custódio.
Criação de Iluminação: Laurine Chalon.
Adaptação de luz e operação: Priscila Freitas.
Criação sonora: Lucas Oliveira e Lucile Gallard.
Voz: Luiz Marchetti e Manihã Rikbaktsá

Projeção mapeada:

Vídeos em cena: Henrique Santian, Marcelo Sant´anna, Millena Machado e Douglas Peron.
Manipulação: Marcelo Sant´anna, Douglas Peron e Bruno Custódio
Comunicação
Projeto gráfico: Renato Medeiros
Assessoria de comunicação: Renato Medeiros e Priscila Mendes
Mídias digitais: Renato Medeiros
Registro fotográfico: Juliana Queiroz, Marcelo Sant´anna, Millena Machado, Henrique Santian, Rakoo de Andrade.
Produção
Geral: Coletivo Spectrolab, Collectif Spectrolab e Labirinto Espaço Criativo.

Local: Carolina Argenta e Kamy Amorim
Agradecimentos: Roseni Peron, Carla Albany, Quentin Richards, Juliana Santos, Marcella Gaioto, Luciene Carvalho, Luiz Marchetti, Davi Perez, Eddley Pessoa, Natália Valentini, Tainã de Campos, Lucia Palma, Manoela Fonseca, Karim Youkana.
Parceiros: Pigmalião Escultura que Mexe, In-próprio Coletivo, Cine Teatro Cuiabá, Cena Onze, Ecodescarte.
Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), Funarte, Aliança Francesa, Maison de La Culture de Grenoble (MC2: Grenoble).

Serviço
Espetáculo "Jantar"
Data: Sexta-feira (26) e sábado (27), às 19h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social
Entrada: gratuita
Mais informações: https://www.spectrolab.art.br/ ou @spectrolabcena no Instagram

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet