Cuiabá, sábado, 25/05/2024
05:15:44
informe o texto

Notícias / Cinema

23/04/2024 às 16:45

TERRITÓRIO VÃO GRANDE

Curta-metragem aborda memória e fé de comunidades quilombolas de MT

A produção mostra os preparativos da Festa de Santa Luzia, realizada tradicionalmente há 26 anos

Gabriella Arantes

Curta-metragem aborda memória e fé de comunidades quilombolas de MT

Foto: Lucas Esteves

A memória e a fé das comunidades quilombolas do território Vão Grande, localizado(a 190 km de Cuiabá), na divisa dos municípios de Barra do Bugres e Porto Estrela, são evidenciadas através do curta-metragem “O Vão Grande (R)existe”.

A produção mostra os preparativos da Festa de Santa Luzia, realizada tradicionalmente no dia 13 de dezembro. Com entrada gratuita e 48 horas de duração, o evento acontece na região há 26 anos.

O idealizador do material, o pesquisador Lucas Esteves, 27 anos, disse ao Entretê que o material encanta e evidencia os conflitos que impactam no modo de vida dessas comunidades.

“Eu entendo que essa festa faz parte de uma manifestação de resistência, pois ela traz toda essa questão da religiosidade, da ancestralidade negra e de uma festa tradicional de santo quilombola. Veio então a possibilidade de a importância de manter esse território vivo e titulado para que essas manifestações continuem acontecendo”, explicou Lucas.

Conforme o pesquisador, a festividade foi criada pela mestre do saber quilombola, Lindalva Domingas, após ela pedir a Santa um milagre para curar o filho que nasceu com uma doença nos olhos. Sendo agraciada e como parte da promessa, a festa é realizada desde então.

O curta-metragem tem duração de aproximadamente 20 minutos e está disponível no YouTube.Além de Lucas, a produção também contou com o apoio das quilombolas Maria Helena, Conceição Lima, da pesquisadora Natalia Cantini e do professor Juliano Cunha. A revisão foi feita pelas professoras Betina Ahlert e Margareth Krause.


Uma exposição fotográfica sobre o material audiovisual foi lançada. A mostra está localizada no Museu Casa Borges, em Barra do Bugres, até o dia 29 de abril.

Território Vão Grande

O Território autodenominado Vão Grande é formado por cinco comunidades, São José do Baixiu, Morro Redondo, Camarinha, Vaca Morta e Retiro, composta por cerca de 482 moradores.

As comunidades trazem consigo manifestações culturais tradicionais mato-grossenses, com a religiosidade católica em seus festejos, como as festas de Santos, com enfeites típicos, mastros, com rodas de cururu usando a viola de cocho e outros instrumentos típico e as danças de Siriri.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet