Cuiabá, domingo, 16/06/2024
20:06:13
informe o texto

Notícias / Dança

23/04/2024 às 17:41

VEJA A PROGRAMAÇÃO

Espetáculos fecham programação da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso

Apresentações de dança ocorrem nos dias 27 e 28 no Cine Teatro Cuiabá

Entretê

Espetáculos fecham programação da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso

Foto: Ana Clara Miranda

No compasso da celebração do Dia Estadual da Dança, a Mostra de Dança de Mato Grosso encerra ciclo de atividades com dois espetáculos e evento em parceria com a ALMT. À ocasião, o deputado Beto Dois a Um entrega mais de 70 moções de aplauso a personalidades que fazem a diferença nesse segmento artístico.

O diretor da Companhia das Artes e Associados (Cidarta), Kelson Panosso, realizadora da mostra, destaca que a programação conferiu ainda mais reconhecimento ao evento que é um dos mais importantes do calendário mato-grossense. “Tivemos espetáculos diversificados, convidados especiais e inovações, como a mostra e oficina de criação de videodança”.

Para encerrar a programação da série de ações iniciadas em 2023, a mostra brinda o público com os espetáculos “Bodas de Cinderela” e “Divertissement”, nos dias 27 e 28 de abril, respectivamente, ambos às 19h no Cine Teatro Cuiabá. Será cobrado ingresso social, equivalente a 2 kg de alimentos não-perecíveis.

Kelson convoca a plateia cuiabana para conferir os dois dias. O “Bodas de Cinderela" é um espetáculo infantil voltado a toda família. No elenco, também temos crianças, especialmente, de alunos que participaram de oficinas como bolsistas. O espetáculo é leve e divertido, encanta sobretudo o público infantil porque exibe um mundo de fantasia, com personagens como Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel, Ariel e a Bela”.

Já o “Divertissement” é um espetáculo que exibe a diversidade de modalidades da dança, como o balé clássico, jazz, dança de rua, do ventre, contemporânea e danças populares. Então, são diversos os convidados, também. Além dos bailarinos Lyana Vasconcelos e Alyson Trindade, ambos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, são convidados bailarinos e grupos com atuação em Mato Grosso, caso de Emilly Brito, de Poxoréu e dos alunos da Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste. De Cuiabá, se apresentam ainda os artistas da Cia de Arte e Dança Yasmine Amar; Cia de Jazz Gisele Moreno; D`Santos Cia de Dança; Grupo de Dança Lambadeiros de Elite; Instituto Digoreste; Cia de Dança Rodinei Barbosa; Cia Zoukbrasa; Agaphis Escola de Dança; Escola Dance Cuiabá; Dreams Ballet; Legato Studio de Dança e Escola do Grupo Caroline.

“Como todas as iniciativas da mostra, serão dois dias de apresentações artísticas, mas serão marcados também, por intercâmbio de conhecimento e troca de vivências entre os participantes”, destaca o diretor da Cidarta.

A Mostra de Dança de Mato Grosso é um projeto viabilizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Tem apoio do Goiabeiras Shopping, Cine Teatro Cuiabá, Associação de Dança de Salão Cuiabana (Adasc), Assembleia Social e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Cuiabá.

Moção de aplausos

Arrematando a programação, no dia 29 de abril, na Assembleia Legislativa ocorre a entrega de Moção de Aplausos. “O deputado Beto Dois a Um abraçou a iniciativa, porque entende a importância da potência da arte e do profissional da dança, no contexto da educação e cultura no estado”.

O deputado estadual declara que esse é um momento muito especial. “Temos que valorizar e reconhecer a contribuição das pessoas que em Mato Grosso, se dedicam ao ensino e prática da dança. De pessoas que dedicam suas vidas, divulgando a cultura, ensinando, criando e produzindo espetáculos, formando plateias e o que é mais importante: com seu trabalho mostram que a cultura é um instrumento de formação, fonte de renda e potente aliada do poder público na promoção da cidadania”, destaca Beto. Ele concederá a honraria a mais de 70 pessoas de todas as regiões do Estado.

Na perspectiva do artista e produtor cultural, Kelson acredita que a lei estadual e a iniciativa da premiação pelo deputado, aproxima a dança do poder público. “Uma visibilidade que não tínhamos. A aproximação viabiliza um olhar atento ao segmento, o que pode resultar na multiplicação de projetos e de recursos para que continuemos a desenvolver nossas atividades”.

Um sonho antigo de Kelson, compartilhado com Maria Hercília Panosso, outra diretora da Cidarta, é a Escola Pública de Dança de Mato Grosso. “Não vamos desistir, temos fé que um dia o projeto vai se concretizar”.

Nova edição

Durante os dias de espetáculo, será feito o anúncio da 17ª Mostra de Dança de Mato Grosso. “As ações iniciam em maio e nesta edição incluiremos também às apresentações e atividades de formação e intercâmbio, conferências e seminários sobre empreendedorismo na dança, além de qualificação de profissionais e professores. A mostra de videodança terá continuidade, assim como a parceria com o movimento hip hop, com festival ocorrendo em espaço público”, adianta Kelson.

Serviço
Espetáculo Bodas de Cinderela
27 de abril, às 19h
Cine Teatro

Espetáculo Divertissement
28 de abril, às 19h
Cine Teatro

Entrada: 2 kg de alimentos não-perecíveis

Dia da Dança – 29 de abril
Entrega de Moção de Aplausos na ALMT, às 19h
Mais informações: @cidartaoficial no Instagram | 65 99943-7748

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet