Cuiabá, sexta-feira, 14/08/2020
15:56:31
informe o texto

Notícias / Literatura

29/07/2020 às 09:11

Com palestras e espetáculos, 3º Contos do Mato reúne virtualmente dezenas de escritores

Evento ocorre entre os dias 01 e 06 de setembro por transmissões ao vivo nas redes sociais

Entretê

O '3º Contos do Mato - Arena literária 300 anos' ganha uma versão online entre os dias 01 a 06 de setembro de 2020 com transmissões ao vivo de contações de histórias, mesas redondas e shows pelo Facebook, Instagram e Youtube.

A nova edição do evento, que ocorreria no mês de março na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça em Cuiabá, atende as normas de segurança frente à pandemia do covid-19.

A programação ocupará mais de 8 horas diárias, reunindo virtualmente artistas, escritores, bibliotecária e editoras, trazendo para a telas a literatura mato-grossense e brasileira. Com muitas reuniões, reelaboração dos materiais de divulgação e novas estratégias de alcance ao público, a equipe do projeto está animada para que a edição ocorra em 2020.

A reelaboração do projeto está sendo realizada com o aval da Secretaria Municipal de Cultura, esporte e Lazer e do Conselho Municipal de Cultura, responsável pelo edital Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, proposto pela Prefeitura de Cuiabá, mecanismo pelo qual o projeto está sendo realizado.

Participam do 3º Contos do Mato Maurício Ricardo (MT), Cia Mapinguary (SP),  Theatro Fúria (MT),  Vinícius Rangel (MT), Cia Malas Portam (SP), Danilo Furlan (PR),  O Tapete Voador (PE), Keydson Costa (PA),  Jujuba E Ana (RJ), Natália Górtz (MT), Coletivo Caixas No Caminho (MT), os escritores Neusa Baptista, Lorenzo Falcão, Lucinda Persona, Lívia Bertges, Caio Ribeiro, Angela Coradini, Daniela Freire, Santiago Santos, Wuldson Marcelo,  Aclyse de Mattos, Ivens Scaff, Niara Terena e Victor Hugo; Rommel Kunze e Maria Teresa, da Tanta Tinta e Entrelinhas respectivamente; Waldinéia Ribeiro pela SECEL/SEBPMT/BPEEM, Eliane Quinhone pela SME, Jussara Meire Silva do IFMT e Anna Claudia Ramos (RJ).



A banda 'Tchá por Dios' abre a programação online. Foto: 
Yssoê Zambonatto

Programação

A programação oficial começa no dia 01 de setembro com o lançamento do Projeto, composto de uma Cerimônia de abertura e um show da Banda ¡Tchá Por Dios!.

No segundo dia, será a vez do Piquenique Literário, com Natália Górtz, e das apresentações de Teatro Lambe-Lambe, com o Coletivo Caixas no Caminho (MT). Essas atividades acontecem nos períodos matutino e vespertino. Os Espetáculos narrativos têm sua programação às 9h, 14h e 19h, de quarta a sexta-feira.

No período noturno, a partir das 20h, ocorre ainda a Arena Literária, que reúne escritores e editores de Mato Grosso para falar sobre a cadeia do livro. No dia 5 de setembro, a escritora carioca Ana Claudia Ramos, realiza uma palestra 
cheia de perguntas e muitas possibilidades. 

A palestra trará ao público questões como: Qual a bagagem literária do escritor? O escritor é um leitor? Que caminhos um escritor precisa para publicar? Como se forma uma carreira e o que deseja um escritor ao ser publicado? Uma vez publicado, que trabalhos vêm depois? E como se tornar um mediador de leitura visando formar novos leitores? 

No último dia (06/09), das 8h às 12h, a Umanos editora oferece a Oficina Escrita Criativa e, às 17h, uma ‘Batalha de Poesia’ realizada pelo Slam Despejo (MT), entra nas telas do espectador. Encerrando a programação, às 19h, uma Maratona de Histórias com Narradores Convidados encerra a programação.

A programação completa do '3º Contos do Mato' também já está disponível no site do evento


Alicce Oliveira é a idealizadora do Contos do Mato. Foto: Divulgação

Evento virtual

As atividades têm data e horário para entrar nas redes sociais e ficarão disponíveis por tempo indeterminado nas páginas do evento. As mesas e palestra acontecem ao vivo, com a possibilidade de interação do público através dos comentários e reações possíveis através das redes sociais.

Os alunos do curso "Seja um contador de histórias" também apresentarão o resultado das aulas ministradas pela atriz e pedagoga Alicce Oliveira, proponente do projeto. Uma equipe de monitores, acompanhará toda a programação proporcionando a interação, compartilhamento da programação. 

Para a pedadoga e atriz Alicce Oliveira, que assina o Projeto, os desafios surgem para serem superados. "Nos instiga e faz acreditar que é possível se superar. Como realizar um evento virtual? Não tinha a mínima ideia.  Confesso que diante de uma pandemia e uma crise sem precedentes me senti meio impotente frente a situação. De que forma realizar este projeto em meio ao caos? Quantas incertezas", desabafa.

Alicce conta que aos poucos foram abrindo possibilidades, a equipe se empenhou, os convidados se animaram com a possibilidade de realizar um evento em ambiente virtual e os gestores entenderam a urgência e apoiaram por vias legais.

"Essa avalanche de positividade me fez enxergar uma luz de esperança, de união entre as pessoas, de apoio, de compreensão; e pensar que sem essa equipe empenhada em realizar o evento, nada disso seria possível. Só tenho a agradecer a Secretaria Municipal de Cultura, esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Cultura, aos parceiros e ao público fiel que nos dá força, nos acompanham, nos motivam, acreditam e respeitam o nosso trabalho, esse evento é para vocês", finaliza.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet