Cuiabá, segunda-feira, 17/06/2024
10:21:47
informe o texto

Notícias / Fim de semana

29/05/2024 às 15:31

TRADIÇÃO

Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu ocorre no fim de semana

Maior evento da viola caipira conta com 20 artistas do sertanejo raiz em programação gratuita

Entretê

Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu ocorre no fim de semana

Foto: Reprodução

O público de Poxoréu e região participam do maior evento da viola caipira, que é tradição entre o povo interiorano de Mato Grosso, neste final de semana (30/05 e 01/06). O Encontro Nacional de Violeiros chega em sua 20ª edição com o intuito de reforçar tais raízes e propagar uma cultura tão rica como essa. Promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura de Poxoréu e Sistema Comércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), o evento reúne grandes nomes da música caipira, proporcionando um encontro de gerações.

O Parque de Exposições da cidade mato-grossense será o palco das apresentações do sertanejo raiz, com Pâmella Viola e Karoline, Bruna Viola e Mayck e Lyan no palco principal, além dos nomes como Zé Mulato & Cassiano, Vinícius & Venâncio, Divino & Donizetti, Orquestra de Viola de Poxoréu e outros, que ao todo somam 20 violeiros na Concha Acústica.

O público ainda é convidado a participar do projeto Sesc Mesa Brasil, por meio da doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal) na entrada do evento. Os itens são destinados a instituições sociais que auxiliam famílias em situação de vulnerabilidade.

O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, comemora os 20 anos da edição. “O Encontro é uma tradição, assim como a cultura que estamos valorizando com a produção do evento. É extremamente importante reunirmos músicos que são de diferentes gerações, pois isso demonstra como a música raiz tem o poder de seguir forte com o passar do tempo”, enfatiza.

O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, destaca a importância do Encontro de Violeiros para a popularização do conhecimento da viola caipira. “Se trata de um espetáculo singular, que traz nomes que são de grande importância para a cultura e história da viola caipira. É uma enorme honra apoiar essa iniciativa que fomenta a cultura em nosso estado”, completa.

Atrações de peso

Com apoio da Avicpox (Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu), Sindicato Rural De Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), o evento tem início às 17h30 do dia 30 de maio, na Concha Acústica, com apresentação do grupo Os Altaneiros, Os Dois Mineiros, Juliana Andrade, Batô e Cleber e Os Diamantes do Catira.

A abertura dos shows no palco principal fica por conta de Pâmella Viola e Karoline. A dupla é da cidade de Poxoréu e sua primeira apresentação foi no próprio Encontro de Violeiros, há 8 anos. Sua união foi marcada pela música, iniciada em uma roda de viola, evidenciando suas raízes culturais e a paixão compartilhada pela música sertaneja.

A dupla é responsável por abrir o show da artista Bruna Viola, que teve seu primeiro contato com o instrumento aos 10 anos de idade. Aos 15, já estava com equipe formada. Influenciada pelo avô, que era fã de Tião Carreiro e Zico e Zeca. “Meus avós maternos eram músicos, então, é algo que corre no meu sangue, não tinha como assumir outro caminho”, comenta a cantora e instrumentista.

Sua dedicação à música sertaneja raiz foi reconhecida em 2017, quando ganhou a 18ª edição do Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras com a obra “Melodias do Sertão”. A jovem mantém o sertanejo raiz vivo, contribuindo significativamente para a preservação e promoção desse gênero musical no Brasil. Em 2011 recebeu o Prêmio Rozine de Excelência da Viola Caipira e já foi indicada ao Prêmio Prata da Casa pelo Sesc Pompéia-SP.

Já no segundo dia, 1º de junho, o palco principal recebe a dupla sertaneja Mayck e Lyan. Fãs de Tião Carreiro, Pardinho e Ronaldo Viola, a dupla se destacou entre os 20 artistas que mais venderam discos no Brasil segundo a ABPD em 2006. Em 2023, a música "Chuva no Pantanal" foi escolhida para a trilha sonora da novela "Pantanal", da Rede Globo, o que representou um grande impulso na carreira da dupla, sendo eles convidados para participações com grandes artistas.

Serviço
20° Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu
Quando: 30 de maio e 1º de junho
Onde: Parque de Exposições do Sindicato Rural (Avenida Tancredo Neves, s/n, Poxoréu – MT)
Entrada: 1kg de alimento não perecível (exceto sal)
Realização: Secretaria de Turismo e Cultura de Poxoréu e Sistema Comércio-MT, por meio do Sesc-MT.
Apoio: Avicpox (Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu), Sindicato Rural De Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘20º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’
30 de maio
Vinícius e Venâncio – 17h30 | Concha Acústica
Os Altaneiros – 18h30 | Concha Acústica
Os dois Mineiros – 19h25 | Concha Acústica
Juliana Andrade – 19h43 | Concha Acústica
Batô e Cleber – 20h33 | Concha Acústica
Os Diamantes do Catira - 21h20 | Concha Acústica
Abertura – 21h50 | Concha Acústica
Peão Carreiro e Praiano – 21h50 | Concha Acústica
Goiano e Paraense – 22h20 | Concha Acústica
Divino e Donizetti – 23h35 | Concha Acústica
Pâmella Viola e Karoline – 00h30 | Palco principal
Bruna Viola – 01h15 | Palco principal

1° de junho
Concurso de Violeiros Amador e Mirim – 8h | Concha Acústica
Ferreirinha e Joari – 14h | Concha Acústica
Marco Aurélio e Montenegro – 15h | Concha Acústica
Aurélio Miranda – 16h | Concha Acústica
Fernando e Osmair – 16h30 | Concha Acústica
Pâmella Viola e Karoline – 17h40| Concha Acústica
Trio Viola Raiz (Catira) - 18h20 | Concha Acústica
Zé Mulato e Cassiano – 19h40 | Concha Acústica
Orquestra de Viola do Sesc Poxoréu - 20h40
Orquestra de Viola do Sesc Minas Gerais - 21h00
Mococa e Paraíso - 21h30 | Concha Acústica
Pedro Paulo e Paulo Vitor – 22h45 | Concha Acústica
Pâmella Viola e Karoline - 00h00 | Palco Principal
Mayck e Lyan – 01h15 | Palco Principal


Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet