Cuiabá, quarta-feira, 17/07/2024
15:43:11
informe o texto

Notícias / Literatura

13/06/2024 às 17:15

LIVRO E LEITURA

Obras publicadas com recursos de edital chegam ao mercado literário

Projetos foram selecionados no Edital Estevão de Mendonça, da Secel, e trazem ações gratuitas ao público

Entretê

Obras publicadas com recursos de edital chegam ao mercado literário

Foto: Secom-MT

Mais duas obras de autores mato-grossenses, desenvolvidas com recursos do Governo de Mato Grosso, chegam ao mercado literário. O livro ‘Tribo luminescente’, de Mari Gemma De La Cruz, será lançado nesta quinta-feira (13.06), em Cuiabá. ‘Tempos íntimos’, de Larissa Campos, será apresentado aos leitores em 6 de julho, também na Capital.

E neste mês de junho ainda serão realizadas uma oficina de escrita criativa e uma roda de conversa sobre o desenvolvimento de um roteiro de filme de animação. Os projetos foram selecionados no Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Lançamento de livros

O livro ‘Tribo luminescente’ será lançado nesta quinta-feira (13), às 19h, na Estação 737, localizada perto da Praça da Mandioca, em Cuiabá. A obra foi inspirada no poema ‘O dia da cidade’, de Wladimir Dias-Pino, no qual o poeta conecta versos e linhas para descrever pontos de Cuiabá, formando um grande mapa.

Na mesma linha de pensamento, Mari Gemma, que é artista visual e poeta, traz imagens da luz refletidas no espelho, resultando em grafismos que imitam fragmentos de uma cidade em movimento.

A proposta é desenhar um mapa onde as imagens se associam a palavras e a números, fazendo o leitor interagir com a obra que tem formato de sanfona. As páginas abertas atingem 2,3 metros de comprimento, permitindo a visualização sob diferentes perspectivas.

A escritora Larissa Campos lança no dia 6 de julho, em Cuiabá, o livro de contos ‘Tempos íntimos’. O evento será a partir das 19h, no Espaço Cultural A Casa do Centro, na Praça da Mandioca.

A obra é composta por 24 contos, escritos entre 2020 e 2022, que trazem narrativas e personagens centrados na intimidade. Tema que sofreu influência da experiência vivida no isolamento durante a pandemia de Covid-19. Cada conto conta com um desenho em aquarela produzido pela artista Dani Dias.

Este é o segundo livro da escritora Larissa Campos, que também é jornalista e escreveu ‘A Casa do Posto’.

Tanto o livro ‘Tribo luminescente’ quanto o projeto ‘Tempos íntimos’ foram selecionados na categoria publicação de obras literárias, categoria adulto, do Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense.

Oficina de escrita criativa e bate-papo

Como parte do projeto ‘Tempos íntimos’, a escritora Larissa Campos conduzirá uma oficina de escrita criativa no dia 22 de junho, a partir das 9h, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá. Nessa primeira atividade foram disponibilizadas 20 vagas gratuitas. A inscrição continua, mas para uma lista de espera para novas vagas.

Também neste mês de junho, o artista Perseu Azul irá conduzir uma roda de conversa sobre o processo de criação do roteiro do filme de animação ‘Walala’. Será no dia 29 de junho, às 15h, em sala virtual. Para participar, é necessário fazer inscrição online.

O projeto ‘Walala’ foi contemplado na categoria ‘Fomento à criação’, e, na roda de conversa, serão apresentados a história, personagens e cenas principais do filme.

O roteiro traz uma floresta impactada pelo agronegócio, onde vive a última nação indígena composta por três pessoas. Walala é a mais nova dentre elas, e também é a principal personagem de um jogo, sem que ela saiba. Ignorando até mesmo que existe vida além da floresta, ela é vigiada pelos jogadores que estão num safári em busca de imagens dela.

Edital de Literatura

O Edital Estevão de Mendonça de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense foi lançado em 2022 e contou com R$ 2 milhões distribuídos em 67 projetos de criação (incentivo a novos autores), publicação de livros e fomento à leitura (contação de histórias, formação de mediadores e de escritores).

Em 2023, foi lançado o Edital Prêmio Literatura Mato Grosso dentro do leque de seleções públicas viabilizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo. A edição conta com R$ 1 milhão de recursos para reimpressão ou reedição de 20 obras de autores mato-grossenses.

Outras obras viabilizadas pelo Edital foram lançadas recentemente, e os autores seguem com o trabalho de promoção dos livros.

‘Um olhar que me consola’, de Bianca Tamashiro, ‘Os viajantes’, de Fabrício Moraes, e ‘A vovó maluquinha’, de Silvana Bazani e Adelle Athena Bazani Ribeiro, já foram publicadas e os autores estão promovendo rodas de conversa e oficinas gratuitas ao público.

Essas ações são contrapartidas do autor, previstas no Edital, para ampliar o acesso das obras literárias à população. Entre elas estão a doação de exemplares, incluindo obras com tradução em Braille ou transcrição em áudio, para distribuição a bibliotecas públicas cadastradas. Uma delas é a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá.



Serviço

Lançamento do livro Tribo Luminescente
Data: Quinta-feira (13-06), às 19h
Local: Estação 737, rua Governador Rondon 737 – próximo à Praça da Mandioca – Cuiabá

Oficina Do rascunho ao texto
Data: 22 de junho, a partir das 9h
Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Centro de Cuiabá
Inscrições gratuitas para lista de espera:https://forms.wix.com/f/7194524525189398714

Roda de conversa Walala
Data: 29 de junho, às 15h
Local: Transmissão online
Inscrições: WhatsApp (66) 99684-4959

Lançamento do livro Tempos Íntimos
Data: 6 de julho, às 19h
Local: Espaço Cultural A Casa do Centro, na Praça da Mandioca, em Cuiabá
Mais informações: @laricampos10

Da Secel-MT

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet