Cuiabá, segunda-feira, 15/07/2024
06:50:37
informe o texto

Notícias / Artes

14/06/2024 às 13:45

‘CANÇÃO DA INICIAÇÃO’

Obra da poetisa cuiabana Luciene Carvalho ganha espetáculo imersivo

Produzido pelo Grupo Tibanaré, a apresentação tem entrada gratuita

Entretê

Obra da poetisa cuiabana Luciene Carvalho ganha espetáculo imersivo

Foto: Bruna Obadowisk

A poética da escritora cuiabana, Luciene Carvalho, ganha vida no espetáculo imersivo “Canção da Iniciação”. Produzido pelo Grupo Tibanaré, a apresentação retrata as obras da autora.

A performance está marcada para ocorrer na próxima quarta-feira (19), na Escola José de Mesquita, 28 de junho no Complexo Cultural Passaredo e nos dias 21 e 30 de junho no Palácio da Instrução. A entrada é gratuita.

Durante o espetáculo, o espectador poderá escolher as cenas e tudo será montado em tempo real, por meio da captura e reprodução de imagens, sons, textos e objetos que remetem à ancestralidade da poeta Luciene Carvalho.

O espetáculo “Canção da Iniciação” representa parte da obra da escritora, com cenas contemporâneas, vivências periféricas e abordagens sobre questões raciais e de gênero, por meio de experiências visuais, sonoras e de corpos.

Sobre o espetáculo

O espetáculo “Canção da Iniciação” tem 40 minutos de duração e performa as obras de Luciene Carvalho no formato cardápio-instalação, em que o espectador escolhe as cenas e a apresentação é montada em tempo real, com captura e reprodução de imagens, sons, textos e objetos que trazem a vida e a ancestralidade da poeta, propondo sobreposições de imagens nos corpos e no espaço, como poéticas de movimento, ao ritmo da trilha urbana regional.

Assim, o Grupo Tibanaré propõe uma imersão em Luciene Carvalho, desnudando sua poética em paisagens sonoras e visuais, conectadas com os espectadores para uma experiência única e memorável. O projeto é realizado por meio do edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Oficinas Gratuitas

Além das apresentações, o público também poderá participar de oficinas gratuitas que unem literatura e teatro. Luciene Carvalho vai conduzir a oficina “Escrita Criativa”, no dia 19, durante espetáculo na Escola José de Mesquita, entre às 19h e 22h. Já no dia 27 de junho, a mesma oficina será ministrada no Complexo Cultural do Jardim Passaredo e no dia 29, no Palácio da Instrução, entre às 14h e 17h.

O espetáculo também oferecerá a oficina “Os vãos da Palavra” conduzida pelos integrantes do Grupo Tibanaré, no dia 11 de junho na Escola Tancredo Neves e no dia 29, no bairro Jardim Vitória.
Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet