Cuiabá, segunda-feira, 15/07/2024
08:30:58
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

24/06/2024 às 15:33

TRADIÇÃO EM CUIABÁ

Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito ocorre neste sábado

A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som da Capital, com café da manhã

Entretê

Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito ocorre neste sábado

Foto: Vicente Aquino

A lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito, ocorre neste sábado (29), a partir das 5h. Em sua 8ª edição, o tema escolhido para este ano é “Energia Ancestral Axé!”, determinado pela Associação Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito, responsável pela organização do evento, que integra o Calendário Oficial de Eventos Culturais do Município de Cuiabá através da Lei 6.304, de 28 de setembro de 2018.

O evento é promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) com café da manhã e entrega dos materiais e caminhada repleta de m cânticos, toque de tambores, danças e água de cheiro. A concentração será no Lago da Igreja do Rosário e São Benedito, a partir das 8h para o início da lavagem às 9h. O encerramento das festividades será na Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia- Amdepol, às 12h. (veja a programação abaixo).

O evento é sem fins lucrativos e tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural, combatendo todas as formas de racismo, violência, discriminação racial e intolerância religiosa, além de dar visibilidade às ações culturais das comunidades tradicionais (quilombolas) e dos povos de terreiro e religiões de matriz africana.

“O nosso objetivo principal é realizar uma caminhada por uma cultura de paz, onde toda a comunidade, independente de religião, participe de forma harmoniosa e troque conhecimentos culturais,” disse Lindisey Catarina de Sá, responsável pela organização do evento.

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer estará presente neste evento tão rico e cheio de diversidade. A lavagem é um evento que integra as ações culturais da cidade e cumpre muito bem seu papel na inclusão de várias culturas e vertentes religiosas. Estamos felizes em apoiar esta celebração que já está em sua 8ª edição”, disse o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo.

Mais informações podem ser obtidas pelo canal oficial no Facebook:Lavagem Cuiabá.

Programação:

5h – Abertura (Museu da Imagem e do Som de Cuiabá - MISC, Rua 07 de setembro, Nº 349, Centro)

5h45 – Café da manhã

6h30 – Entrega das quartinhas (jarros ornamentados que as mães carregam com a água de cheiro)

7h – Início do deslocamento para a igreja de São Benedito

8h – Concentração

9h – Início da Caminhada “Energia Ancestral Axé!”

12h – Feijoada de confraternização na Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol)

17h – Encerramento do evento

Serviço
Lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Data: 29/06 (Sábado)
Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)
Horário: A partir das 5h
Informações: (65) 98131-6147 ou (65) 99241-3469

Da assessoria

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet